Legislativo Judiciário Executivo

Câmara de Fortaleza vai criar Central da Cidadania itinerante pelos bairros, anuncia novo presidente

Gardel Rolim antecipou propostas de sua gestão em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta terça-feira (31)

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Presidente da Câmara, Gardel Rolim, foi entrevista no programa Bom Dia Nordeste
Legenda: Presidente da Câmara, Gardel Rolim, foi entrevista no programa Bom Dia Nordeste
Foto: Fabiane de Paula

O novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), disse que a Casa deverá, nos próximos meses, iniciar um projeto para levar a Central da Cidadania para os bairros da Capital. A iniciativa atualmente oferece 29 serviços diários à população e funciona na sede do Parlamento. 

Em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta terça-feira (31), Gardel também falou sobre as movimentações da Câmara para a construção do novo Plano Diretor de Fortaleza e também das ações da Escola do Parlamento.

Veja também

"Vamos mudar o seu ponto (da Central da Cidadania), que hoje é na Câmara, nos muros. A gente está saindo em direção à população", argumentou o presidente. A Central da Cidadania José Iraguassú Teixeira foi inaugurada em outubro de 2021 e concentra atendimento de dez órgãos, com a oferta de 29 serviços. 

No prédio da Câmara Municipal de Fortaleza, onde está localizada a Central da Cidadania, é possível receber atendimentos de órgãos como Procon, AMC, Sefin e SINDIÔNIBUS, por exemplo. 

Plano Diretor

O presidente também destacou que os vereadores devem focar na atualização do Plano Diretor de Fortaleza. 

Legislação urbanística que detalha as diretrizes para o desenvolvimento da cidade, o Plano Diretor deve ser revisado a cada dez anos – prazo findado em Fortaleza no final de 2019, ainda durante a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). 

"O que nós vamos fazer para somar a essa ideia é ter uma cidade com plano diretor mais moderno, mais altivo, que dê condições da cidade crescer. Vamos fazer ainda no primeiro semestre um seminário de formação sobre o plano", detalhou o presidente. 

De acordo com Gardel, a ideia é que as audiências públicas com participação da população para contrução do plano comecem em breve. 

Além disso, o presidente da Câmara destacou que, em sua gestão, deverá dar protagonismo às ações da Escola do Parlamento. De acordo com ele, a ideia é que a escola sirva para, além de capacitar servidores, vereadores e assessores, mediar "grandes debates da cidade". 

"Isso parte de uma discussão mais apronfundada da cidade. O que pensamos por exemplo sobre energia renováveis? A Escola do Parlamento vai centralizar esse debate, para também muninciar os vereadores", concluiu. 

Veja também

Nova mesa 

Gardel Rolim foi eleito presidente da Câmara de Fortaleza por unanimidade. O vereador que antes era líder do prefeito José Sarto (PDT), inclusive, classifica como "incomum" o movimento de assumir a presidência da Casa após ter atuado na liderança do Executivo. 

Além de Gardel, compõem o comando da Casa no biênio 2023-2024 os seguintes vereadores: 1º vice, Paulo Martins (PDT); 2º vice, Renan Colares (PDT); 3ª vice, Cláudia Gomes (PSDB); 1º secretário, Bruno Mesquita (Pros); 2º secretário, Fábio Rubens (PSB); 3ª secretária, Kátia Rodrigues (Cidadania); 1ª vogal, Ana Aracapé (PL); 2º vogal, Luciano Girão (PP); e 3ª vogal, Estrela Barros (Rede).

O grupo que sucede o comando de Antônio Henrique na Câmara foi eleito em chapa única, em 1º de dezembro, com a aprovação de todos os 43 parlamentares.