Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

André Fernandes defende criar programa nas escolas contra abuso infantil: 'Combater essa tragédia'

Candidato do PL falou sobre a intenção de criar o programa "Infância Blindada" na rede de ensino

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
André Fernandes
Legenda: Candidato do PL a Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes propõe a criação de programa para combater abuso infantil
Foto: Davi Rocha

André Fernandes (PL), candidato à Prefeitura de Fortaleza, pretende instituir o programa "Infância Blindada" vinculado à rede pública de ensino da capital cearense. Um dos focos é o combate ao abuso sexual infantil, tanto com a educação voltada para as crianças como com treinamento para os professores. 

"Se os professores sabem como é que vão detectar e se as crianças sabem como é que podem denunciar, por mínimo que seja ação, eu tenho certeza que a gente vai conseguir combater essa tragédia aqui", reforçou o candidato.

A declaração foi dada nesta terça-feira (10), em sabatina realizada pelo editor e colunista do PontoPoder, Wagner Mendes, e pela editora do PontoPoder, Jéssica Welma.

Veja também

Segundo Fernandes, a inspiração para a proposta veio de um relato que ouviu de uma mulher. Ela contou que foi abusada, ainda na infância, pelo tio, mas não sabia que aquilo era uma violência. "E quando ela me deu depoimento, ela disse: 'Eu só precisava de um profissional, eu só precisava de uma pessoa para me ensinar'", contou o candidato. 

Ele admitiu que, antes, ao pensar no "ensino de sexualidade dentro de escola", ele pensava sempre por um viés de "ideologização de gênero", mas que o pensamento mudou. 

"E eu não estou falando aqui, que fique registrado, eu não estou falando aqui sobre chegar para as nossas crianças para dizer: 'você vai ser isso, você pode ser aquilo'. Mas o que eu estou dizendo: 'ei, criança, você está passando por um abuso, se você passar por isso aqui, é um abuso. Denuncie, fale, evite, encontre os sinais'".
André Fernandes
Candidato do PL a Prefeitura de Fortaleza

Escolas nos finais de semana

O programa "Infância Blindada" se relaciona a outra proposta do candidato do PL: a abertura das escolas aos finais de semana para oferecer atividades extracurriculares para os estudantes fortalezenses. 

Nestes dias, seriam oferecidas aulas de artes marciais, como caratê e muay thai, por exemplo, além de palestras sobre prevenção ao uso de drogas. "Não adianta combater o crime se eu não estou dando educação, ensinando que o mundo do crime não compensa, até porque a realidade deles é outra", disse.

O projeto também envolve falar, para crianças e jovens, sobre respeito à liberdade religiosa e violência doméstica, além de criar um "ambiente cultural" nas instituições de ensino aos fins de semana. 

Veja também

"Eu sou um defensor que, durante a semana, os alunos estejam ali aprendendo matemática, inglês, enfim, todas as matérias de fato, e que, aos finais de semana, e aí por isso que eu fiz essa distinção, para que você tenha um ambiente um pouco mais diferente, ambiente cultural, ambiente mais agradável. Então, você determina que eles estejam na semana estudando, mas, aos finais de semana, eles terão prazer de participar", disse. 

Redução de secretarias

André Fernandes também reforçou que quer "reduzir os custos com a máquina pública". Ele propõe diminuir o número de secretarias municipais, órgãos públicos e regionais em Fortaleza — que passariam de 49 para 27. 

No caso das regionais, ele afirma que elas devem voltar a ser seis — atualmente, são 12 regionais na capital cearense. "Fizemos todo o mapeamento e, com o passar do tempo, estarei divulgando (detalhes da proposta), mas que fique registrado que nenhuma área de Fortaleza ficará descoberta, ficará sem atenção", explicou.

O candidato afirmou que também pretende enxugar gastos com "grandes prédios, fraudes em aluguéis, cargos de primeiro e segundo escalão". "Sempre é para aliado político", diz Fernandes. "Reduzindo esses gastos, teremos mais verba e receita para gastar com o povo de Fortaleza e com o servidor que realmente trabalha", pontuou. 

Entrevistas PontoPoder

As entrevistas são realizadas entre os dias 9 e 13 de setembro com os cinco candidatos a prefeito melhor posicionados na Pesquisa Eleitoral Quaest mais recente.

São dois formatos de entrevistas com os candidatos. Primeiro, no bloco do PontoPoder no Programa Bom dia, Nordeste, transmitido simultaneamente na Verdinha FM 92,5 e na TV Diário. As entrevistas ocorrem ao vivo, a partir das 8h20, com duração de 20 minutos.

Uma segunda entrevista é gravada com cada candidato para ser transmitida, na íntegra, no portal e nas redes sociais do Diário do Nordeste às 17 horas. A sabatina é exibida às 16h25, desta vez no Programa Hora da Verdinha, como parte da grade da Verdinha FM 92,5 e, simultaneamente, na TV Diário.

Serão gravadas entrevistas com os demais candidatos à Prefeitura. Elas terão duração de três minutos para cada candidatura, com exibição nos dias 16 e 17 de setembro, no bloco PontoPoder do programa Bom Dia, Nordeste.

Confira o cronograma:

Assuntos Relacionados