A convite de Coldplay, Lula discursa no Global Citzen: países ricos têm uma 'dívida histórica'
Presidente ressaltou esforço da proteção à Amazônia e fez convite à COP 30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou no evento "Power Our Planet", em Paris, nesta quinta-feira (22). O mandatário defendeu que os países ricos financiem a preservação de florestas.
O evento, realizado em frente à Torre Eiffel, chama atenção para um novo pacto para enfrentar o desafio climático. Há apresentações musicais e discursos de líderes mundiais. Lula foi convidado pelo vocalista da banda Coldplay, Chris Martin.
Além do presidente brasileiro, discursaram a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley; o presidente do Quênia, William Ruto, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.
Em sua fala, Lula destacou o compromisso do Brasil na proteção da Amazônia e no uso de fontes de energias limpas. "50% da energia que utilizados no Brasil vem de fontes renováveis. Quando tomei posse, em 1º de janeiro, assumi a responsabilidade de que até 2030 teremos desmatamento zero na Amazônia", afirmou.
Lula aproveitou para lembrar da responsabilidade dos países ricos em financiar países em desenvolvimento com reservas florestais.
Não é povo africano que polui o mundo. Não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial. E por isso, tem que pagar a dívida história que tem com o planeta terra.
COP 30
Além de ressaltar a importância da preservação ambiental, Lula fez um convite à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em 2025 no Pará.
Veja também
O evento da ONU deve reunir diversos chefes de Estado para atualização das metas climáticas. São esperadas dezenas de milhares de pessoas em Belém.
Lula ressaltou a importância da realização do evento em um estado amazônico. "A Amazônia é um território soberano do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, pertence a toda a humanidade. E por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé", pontuou o petista.