Petistas pró candidatura própria se unem no RJ

Escrito por
Agência Estado producaodiario@svm.com.br

As correntes do PT do Rio de Janeiro favoráveis à candidatura própria ao governo do Estado no ano que vem uniram forças para a disputa à presidência regional do partido no segundo turno do processo de eleição direta (PED), que ocorrerá no domingo (06). Em evento realizado nessa segunda-feira (30) na sede da legenda, no centro da cidade, todos os discursos de apoio a Lourival Casula, dirigente que lidera as articulações para o lançamento de Lindberg Farias na corrida ao Palácio Guanabara, repetiram sem parar que o palanque petista no Estado será fundamental para a campanha à Presidência da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O outro candidato à presidência regional do PT, o deputado federal Luiz Sérgio, é favorável à aliança com o governador Sérgio Cabral (PMDB) já no primeiro turno. O Rio é um dos dez estados em que PT e PMDB não conseguem formalizar aliança para a disputa regional.

"Estou convencido de que para a Dilma não tem nada melhor do que o que está acontecendo no Rio nessa segunda. Quem tem problema aqui é o (governador de São Paulo é pré-candidato do PSDB à presidência, José) Serra, que não tem candidato nenhum no Estado. A Dilma vai ter três" discursou Lindberg, referindo-se a ele, Cabral e o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que vai tentar voltar à administração estadual. "Alguém acredita que o PMDB vai mesmo deixar de apoiar a Dilma por causa da questão do Rio?", questionou o petista, que foi apresentado e saudado pela militância petista como "futuro governador".

Casula recebeu o apoio do assessor especial da Presidência da República, Bismarck Alcântara, e do presidente da Câmara Municipal de Mesquita, André Taffarel, candidatos derrotados no primeiro turno do PED. O vereador de Niterói Waldeck Carneiro é o único dos candidatos que também disputou a eleição que ainda não anunciou como ficará no segundo turno.

Os três candidatos que formalizaram aliança somaram 50,95% dos votos válidos dos 38.477 filiados petistas que participaram do PED no primeiro turno: Casula (25,30%), Bismarck (22,90%) e Taffarel (2,75%). Luiz Sérgio fez 39,79% e Carneiro somou 9,26%.