Em semana decisiva, CPI da Covid começa a ouvir representantes de Estados

Senadores também avaliam mudar fase de investigação da comissão, com algumas testemunhas passando para condição de investigados

Escrito por Redação / Folhapress / Agência Senado ,
CPI da Covid
Legenda: Senadores avaliam mudar fase da investigação na mesma semana em que ouvem primeiros representantes de Estados
Foto: Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, irá ouvir, nesta semana, os primeiros representantes de Estados - o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, irão depôr nesta terça (15) e quarta-feira (16). Os depoimentos ocorrem na mesma semana em que senadores avaliam mudar fase da investigação e transformar algumas das testemunhas ouvidas em investigadas.

Veja também

Apesar de ainda não terem sido definidos nomes, nos bastidores algumas testemunhas já são citadas como possibilidade para se tornar investigadas. Dentre elas, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. O general, inclusive, já tem requerimento para reconvocação aprovado.

Defensor da necessidade de "evoluir" a investigação da CPI da Covid, o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), quer aguardar algumas "caracterizações de irregularidades" nesta semana antes apresentar uma lista para análise dos parlamentares de seu grupo na comissão - formada por senadores independentes e de oposição. 

Enfrentamento da pandemia nos Estados 

Nesta terça-feira, o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo será ouvido pelos senadores. O tema central será o colapso no estado no início de 2021, com falta de leitos e de oxigênio medicinal nos hospitais que recebiam pacientes com Covid-19.

Ele também deve ser questionado sobre se a capital Manaus foi usada como laboratório para o tratamento precoce e para a tese de imunidade de rebanho. Campêlo deve esclarecer ainda fatos relacionados à operações da Polícia Federal por irregularidades no uso de recursos do governo federal destinados à pandemia - em uma delas, ele chegou a ser detido.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, irá depôr na quarta. Ele perdeu o mandato por denúncias de corrupção com recursos da pandemia - este deve ser um dos foco dos senadores durante o depoimento.

Um dos principais defensores da inclusão de Estados e municípios na investigação encabeçada pela CPI da Covid, Eduardo Girão (Podemos) comemorou os primeiros depoimentos referentes ao enfrentamento da pandemia nos Estados.

"Que venham outros secretários também e outros governadores e prefeitos caso o Supremo Tribunal Federal permita que a gente possa fazer o nosso trabalho", ressaltou. 
Eduardo Girão
Senador

Outros depoimentos

Na quinta-feira (17), será a vez do auditor do Tribunal Contas da União (TCU), Alexandre Marques, autor de um relatório paralelo que diz que as mortes por Covid-19 estão superdimensionadas. O presidente Jair Bolsonaro citou o documento já desmentido pelo próprio TCU. Alexandre Marques foi afastado do órgão após assumir ter incluído dados no sistema do Tribunal. 

Veja também

Para encerrar a seamana, CPI da Pandemia vai ouvir os médicos Dimas Zimmermann e Francisco Eduardo Aves na sexta-feira (18). Eles são defensores do tratamento precoce e da autonomia médica e contrários ao lockdown.

Quem pode ser investigado

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou na última sexta (11) que a comissão vai “evoluir” de fase e mudar a condição de testemunhas para a de investigados de algumas pessoas que já prestaram depoimento. 

O relator, no entanto, não indicou quem deve ser atingido com a mudança de condição. 

"A partir de agora, nós vamos, com relação a algumas pessoas que por aqui já passaram, tirá-las da condição de testemunha e colocá-las definitivamente na condição de investigados para, com isso, demonstrar a fase seguinte do aprofundamento da nossa investigação", completou.

Integrantes do grupo majoritário da CPI, formado por independentes e oposicionistas, consideram praticamente certo que uma das autoridades que deve passar para a condição de investigado é o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Eduardo Pazzuelo
Legenda: O ex-ministro Eduardo Pazzuelo é um dos nomes apontados para ser investigado pela CPI, mas ainda não há definição
Foto: Agência Senado

O general, inclusive, já tem seu retorno para os bancos da comissão encaminhado, uma vez que os senadores já aprovaram requerimento para a sua reconvocação. 

Outros nomes citados são Élcio Franco, braço direito de Pazuello na Saúde e hoje assessor especial da Casa Civil, e Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também confirmou que a comissão já discute a mudança para a categoria de investigados de alguns personagens, com a "hipótese pela natureza e circunstância do que a CPI até agora já apurou". 

Randolfe foi questionado e apontou que Pazuello e Élcio Franco, na sua visão, são nomes que devem ser enquadrados nessa nova condição.

"São dois personagens que, anteriormente, compareceram na condição de testemunha e que agora devem já passar para a categoria de investigados. Por óbvio, essa decisão não pertence a mim, pertence ao senhor relator, que já nos comunicou que pretende compartilhar essa decisão conosco".
Randolfe Rodrdigues
Vice-presidente da CPI da Covid

O que ainda esperar da CPI 

Diversos requerimentos foram aprovados na CPI última semana, e direcionam a apuração para empresas, agências de publicidade, entidades médicas e pessoas físicas que promoveram o chamado “Kit Covid”.  

Até a semana passada, a CPI da Pandemia havia aprovado 18 requerimentos relacionados a medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. 

A CPI descobriu, também na última semana, que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) atuou em favor de duas empresas privadas que produzem a hidroxicloroquina. Em telegrama enviado ao primeiro-ministro da Índia, em abril do ano passado, o chefe do Poder Executivo pede a liberação de insumos para a fabricação do medicamento no Brasil.

A partir disso foram aprovados requerimentos para investigar a atuação das farmacêuticas EMS e Apsen. 

Renan Calheiros criticou a atuação do presidente na defesa da cloroquina e no que classificou como “um lobby” para beneficiar os laboratórios privados.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados