Câmara dos Deputados elege novo presidente nesta segunda-feira; acompanhe

Presidência será definida para o biênio 2021-2022

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Câmara de Notícias ,
câmara
Legenda: Câmara dos Deputados escolhe nova presidência
Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados escolhe, nesta segunda-feira (1º), quem assume a Presidência da casa no biênio 2021-2022. A sessão que antecede a votação começou às 19h45. Além de presidente, serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. 

Veja também

Primeiro a discursar, Alexandre Frota (PSDB-SP) retirou a candidatura. Ele criticou Jair Bolsonaro (sem partido) e foi vaiado ao dizer "que não venderia o voto", citando Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente. 

"Eu quero abrir mão de minha candidatura. Estou renunciando para anunciar meu apoio a Baleia Rossi (MDB-SP)", disse.

frota
Legenda: Frota abriu mão da candidatura
Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Em seguida, discursaram General Peternelli (PSL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e André Janones (Avante-MG). A sequência das falas foi determinada por sorteio. 

O quarto a discursar, Arthur Lira, foi aplaudido ao falar que “respeita as dezenas de milhões de vozes” que os deputados representam.

“Temos que retirar o super poder da presidência e devolver ao seu único e legítimo dono: o plenário da Câmara dos Deputados”, disse. 

lira
Legenda: Arthur foi o quarto a discursar na noite desta segunda-feira (1º)
Foto: Agência Câmara de Notícias

Em seu discurso, Luiza Erundina (Psol-SP) disse que gostaria de "estar como candidata de todos os campos progressistas e de esquerda". "Um partido de esquerda não deve transigir suas convicções políticas mesmo com o preceito de reduzir danos", afirmou. 

ERUNDINA
Legenda: Luiza Erundina (Psol-SP) foi a quinta candidata a discursar nesta noite
Foto: Nilson Bastian/Agência Câmara

Baleia Rossi (MDB-SP) destacou a independência da Casa. “Por que a Câmara independente assusta tanto? Unimos partidos com ideologias diferentes, mas a diferença nos fortaleceu. Não podemos abrir mão da defesa da nossa democracia”, disse. 

baleia rossi
Legenda: Uma “Câmara independente" foi a tônica do discurso de Baleia Rossi.
Foto: Câmara dos Deputados

O candidato Marcel van Hattem (Novo-RS) acusou o Governo Federal de interferir na eleição da Mesa Diretora com a liberação de R$ 3 bilhões em obras para parlamentares.

"Que vergonha que vejo acontecer nestas eleições. O mesmo que o presidente Bolsonaro criticava lá atrás. Bolsonaro se rende aos mesmos artifícios que o PT utilizava para montar sua base", pontuou.

Legenda: Marcel van Hattem acusa governo de interferir na eleição
Foto: Agência Câmara de Notícias

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) afirmou que tem uma candidatura de protesto com pauta única: a defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Kataguiri fez várias críticas ao presidente. Destacou que, quando concorreu à presidência da Câmara na legislatura passada, Jair Bolsonaro criticou a atuação do Poder Executivo na época, mas agora, como presidente, faz o mesmo.

“O Executivo sempre interfere [na eleição para a Mesa Diretora], mas não podemos ter uma Câmara que não cria leis, que não representa os anseios do povo, que é submissa ao Judiciário”, leu o deputado, reproduzindo Bolsonaro.

Legenda: Kim Kataguiri acusou Bolsonaro de trair os eleitores
Foto: Agência Câmara de Notícias

São candidatos:

  1. Arthur Lira (PP-AL), lançado por bloco de 11 partidos, com 236 deputados ao todo;
  2. Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por bloco de dez partidos, com 210 deputados;
  3. André Janones (Avante-MG);
  4. Fábio Ramalho (MDB-MG);
  5. General Peternelli (PSL-SP);
  6. Kim Kataguiri (DEM-SP);
  7. Luiza Erundina (Psol-SP);
  8. Marcel van Hattem (Novo-RS).

A votação

A sessão é conduzida pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Cada candidato tem dez minutos para defender suas propostas.

O processo de votação será presencial e secreto, com 21 urnas eletrônicas distribuídas pelo Plenário e pelos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares.

Iniciado o processo de votação, cada urna receberá até cinco deputados por vez, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento. Cada parlamentar registrará os 11 votos de uma só vez na urna eletrônica.

Apuração

A apuração é realizada por cargo, começando pelo presidente. Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta dos votantes em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Após eleito o novo presidente, são apurados os votos dos demais integrantes da Mesa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados