Inscrições para o Fies começam na próxima terça (12); veja como e se você pode se inscrever

O Fies Social é destinado à população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no CadÚnico

Escrito por Redação ,
Estudante acessa o site do Fies pelo celular
Legenda: Candidatos poderão conferir resultado e oferta de vagas no site do programa
Foto: Shutterstock

O Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam na próxima terça-feira (12) e seguem até o dia 15 de março. O cronograma do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

Conforme o calendário, o resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Em 2024, o Fies ofertará 112.168 vagas

O edital detalha as novas regras para reserva de vagas. O Fies Social é destinado à população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100%.

>> Veja edital

Uma das mudanças informadas no edital é que, agora, os estudantes poderão escolher até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento. Anteriormente, a regra era que os cursos escolhidos deveriam pertencer a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades.

Veja também

Conforme o edital, o MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.

QUEM PODE SER BENEFICIADO COM O FIES SOCIAL?

  • Estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Haverá reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.
Assuntos Relacionados