Wesley Safadão escolheu vacina para fazer show nos EUA e México; MPCE expõe articulador da fraude

Marcelo Tchela é apontado como ponte entre equipe do cantor e funcionários do processo de imunização irregular

Escrito por Lucas Falconery , lucas.falconery@svm.com.br
Casal no dia da vacinação
Legenda: Casal Wesley Safadão e Thyane Dantas é investigado por irregularidades em vacinação
Foto: Reprodução / Instagram

Wesley Safadão, a influenciadora Thyane Dantas e a assessora Sabrina Brandão articularam a fraude na imunização contra a Covid-19 como forma de viabilizar a realização de shows do cantor nos Estados Unidos e México entre outubro e novembro deste ano. Os três receberam a vacina da Janssen, de dose única, irregularmente.

Para isso, o ex-funcionário de Safadão, Marcelo da Silva Matos, conhecido como Marcelo Tchela, organizou o recebimento da vacina com assessora influente no sistema de saúde. As informações são do Ministério Público do Ceará (MPCE) e constam em despacho assinado no dia 30 de setembro ao qual o Diário do Nordeste teve acesso.

Veja também

O órgão analisou dados do sistema de vacinação, documentos fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e as imagens de monitoramento do shopping  onde aconteceu a imunização.

O esquema organizado para a imunização do trio com a vacina da Janssen aconteceu porque o imunobiológico é amplamente aceito nos dois países onde Wesley Safadão possui shows agendados.

O cantor e a assessora estavam agendados para pontos onde a vacinação acontecia com a Astrazeneca no dia 8 de julho deste ano - em processo de aprovação por agências regulatórias do exterior à época. Thyane Dantas sequer havia sido agendada para o dia.

Como se deu a articulação

Como forma de intervir no processo de imunização, Marcelo Tchela acionou uma assessora por saber da “influência que esta mantinha na rede municipal de saúde do município de Fortaleza”, como avaliaram os promotores. Além de possuir contatos ligados à administração das unidades de saúde na Capital, a assessora trabalhou na campanha do ex-funcionário de Safadão para vereador de Fortaleza.

Para combinar o processo de vacinação, ainda segundo o despacho do MPCE, a assessora entrou em contato com uma servidora do setor de logística de vacinas da Regional III - onde fica o ponto de vacinação. Esta, por sua vez, acertou com funcionário do local, que ficou responsável por receber o trio no dia em que o cantor estava agendado.

Veja também

Dia da vacina

Marcelo Tchela foi ao North Shopping Jóquei com Wesley Safadão, Thyane Dantas e Sabrina Brandão no dia 8 de julho onde a assessora aguardava a chegada do trio. Wesley e Thyane ficaram no carro aguardando o sinal do grupo para ir ao posto de vacinação no shopping.

Marcelo Tchela é visto em câmeras de monitoramento do shopping se dirigindo ao estacionamento para buscar o casal. Nesse intervalo, Sabrina foi encaminhada na presença do supervisor do posto de vacinação, para o setor de registro, sem passar pela triagem e sem conferência de documentos. Wesley e Thyane foram recebidos pela assessora e, da mesma forma, encaminhados para receber o imunizante sem a conferência dos documentos.

Despacho
Legenda: Despacho detalha análise feita por promotores quanto às irregularidades na vacinação do trio
Foto: Reprodução/MPCE

No despacho, os promotores determinaram a notificação do trio e dos funcionários envolvidos no esquema irregular de vacinação, além de solicitar imagens do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Os promotores buscam entender o trajeto de um veículo específico no momento da vacinação.

O Diário do Nordeste entrou em contato com Marcelo Tchela para buscar o posicionamento do ex-funcionário do cantor quanto à análise feita pelo MPCE, mas não obteve resposta.

A Secretaria da Saúde de Fortaleza respondeu que segue à disposição dos órgãos de controle e contribui para as investigações. "Foi constatada a ocorrência de irregularidade funcional por parte de três colaboradores, sendo uma servidora pública, que terá um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado e dois terceirizados, que foram devolvidos para a empresa contratante", informou por nota.

Também procurada, a defesa do cantor informou que deve se manifestar assim que tiver acesso ao despacho do MPCE.

Veja momento da vacinação:

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados