Variante Delta circula há um mês no Ceará; saiba se ela impactou nos casos de Covid-19

Em pelo menos 26 casos, não foi possível rastrear qual a origem da infecção. Atualmente, o cenário ainda é de incertezas sobre o potencial real da variante.

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Articulação da rede de saúde pública busca identificação precoce de variantes para facilitar medidas de controle.
Foto: Tatiana Fortes/Fiocruz

Os indicadores epidemiológicos da Covid-19 no Ceará estavam em queda quando, em 29 de julho, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou a chegada da variante Delta ao Estado, através de casos importados.

A preocupação dos especialistas aumentou em 11 de agosto, com o reconhecimento da transmissão comunitária, quando não é possível localizar a origem da infecção. Mas o que mudou no último mês com a circulação da variante?

De 11 agosto a 10 de setembro, houve 5.168 casos confirmados de Covid-19, além de 46.360 notificados e 82 mortes. As confirmações são 65% menores que as 15 mil do período anterior, entre 11 de julho e 10 de agosto, que também teve 75.883 notificações e 320 óbitos. Os dados são da plataforma IntegraSUS.

Até 31 de agosto, o Estado registrou 96 casos confirmados da Delta, dos quais 26 foram por transmissão comunitária. Procurada pela reportagem na última sexta (10), a Secretaria da Saúde informou que, até o momento, não houve atualização do número.

Para o biomédico, microbiologista e professor universitário Samuel Pereira, a redução sustentada tem na vacinação em massa a principal aliada, mesmo que os níveis ainda estejam “longe do ideal”.  Até a última quinta (9), foram aplicadas 8,4 milhões de vacinas no Ceará.

No entanto, outra hipótese é que, assim como outros vírus respiratórios, como influenza e VSR, o Sars-Cov-2 circule menos no Ceará no período mais seco, de julho a dezembro, depois de infectar com maior intensidade durante a quadra chuvosa.

Só vamos saber se a Delta vai circular com todo seu potencial no início do ano que vem. Ainda é muito cedo pra dizer a força dessa variante porque, quando ela foi introduzida, já havia queda nos casos. Se o vírus está circulando menos, logo a Delta também circula menos. Só vamos ter a percepção do efeito da cobertura vacinal a partir do ano que vem.
Samuel Pereira
Microbiologista

Outros pesquisadores, porém, antecipam os efeitos da variante. A epidemiologista Lígia Kerr, integrante da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), demonstra apreensão porque o percentual de brasileiros com as duas doses da vacina (32%) ainda é considerado baixo.

“Como não temos vacinação muito alta, nos próximos meses, provavelmente até final de setembro, início de outubro, a gente deve ter uma situação grave no nosso país novamente, e isso inclui o Estado do Ceará”, alerta.

Legenda: Processo de vacinação é apontado como um dos motivos para a queda atual de casos no Ceará.
Foto: Thiago Gadelha

Circulação comunitária

Um profissional de saúde residente do município de Icó, no Centro-Sul do Ceará, foi a primeira pessoa com transmissão comunitária da Delta. Após o resultado do sequenciamento genômico da amostra de RT-PCR, a Sesa iniciou uma investigação para compreender as circunstâncias da infecção. 

O homem afirmou que não tinha viajado recentemente para fora do Ceará, nem teve contatos com viajantes. Com a confirmação, a Sesa reforçou aos municípios a intensificação de barreiras sanitárias no Estado. 

Vinte dias depois, ao divulgar a primeira morte em decorrência da Delta no Estado, a Secretaria atualizou que os casos de transmissão comunitária haviam subido para 26.

Diferenças da Delta

O médico infectologista Keny Colares, consultor da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), explica que pesquisadores da área estão em alerta quanto à variante Delta.

Ela tem capacidade de transmissão duas vezes maior que o vírus original. Se, no começo, cada infectado transmitia para dois ou três indivíduos, aparentemente essa infecta cinco ou seis. Pode causar infecção com 1.000 vezes mais quantidade de vírus e transmitir muito bem para pessoas que já foram vacinadas.
Keny Colares
Infectologista

O médico diz que, em alguns estudos, a Delta parece ter capacidade de driblar a proteção de vacinas e anticorpos, mas isso ainda “não está bem determinado”.

Veja também

“As vacinas protegem contra as variantes, umas mais e outras menos. Não existe ainda uma em que as vacinas tenham zero de proteção, mas as medidas de proteção com máscaras, distanciamento e ventilação ainda devem ser utilizadas”, lembra Colares.

Vigilância genômica

Para identificar a variante, há uma articulação entre a Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-CE), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), estes dois últimos da rede estadual.

Veja também

Dos 96 casos identificados até 31 de agosto, 25 foram identificados por meio do Centro de Testagem Covid-19 para Viajantes (CTV), instalado no Aeroporto de Fortaleza, e os demais 71 pela Vigilância estadual ou por amostras encaminhadas à Fiocruz por unidades de saúde ou municípios.

“A busca ativa e rastreio de viajantes é de extrema relevância epidemiológica e sanitária, e por isso foi implementado, em caráter emergencial, um fluxo prioritário de monitoramento genômico para casos encaminhados pelo CTV através da Anvisa e pelas equipes de vigilância sanitária da Sesa”, explica a Fiocruz.

Uma autoquarentena de 14 dias é recomendada pela Sesa para passageiros e tripulantes que desembarcam no Ceará vindos de locais com circulação confirmada da variante Delta.

O microbiologista Samuel Pereira considera que a vigilância molecular ganhou em agilidade e estrutura desde o início da pandemia. “Automaticamente, ela melhora a capacidade de controle a partir da introdução de outras variantes, e conseguimos rastrear melhor”, avalia.

Variantes anteriores

A vigilância genômica brasileira do SARS-CoV-2 disponibiliza dados no Gisaid, iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus.

Legenda: Evolução da predominância de variantes do coronavírus no Ceará. Em verde-claro, a Gama de Manaus; em roxo, a Delta.
Foto: Gisaid/Fiocruz

Através dela, constata-se que no Ceará, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, houve crescimento na identificação da variante P.2, identificada primeiramente no Rio de Janeiro e que apresentava transmissão mais rápida.

Contudo, entre fevereiro e julho deste ano, quem dominou o cenário epidemiológico foi a Gama (P.1), oriunda de Manaus e principal responsável pela segunda onda mais grave de casos e mortes pela doença no Estado e no País. 

Já a partir de julho, a Delta também foi introduzida no painel de variantes relevantes. Por serem dados em constante atualização, “as frequências mostradas não são necessariamente representativas”, informa a Fiocruz.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados