Uso de máscaras continua obrigatório em Fortaleza, mas agora conta com algumas exceções

Fortaleza entra na Fase 2 da retomada econômica nesta segunda-feira (22). A cidade já registra mais de 32 mil casos de Covid-19.

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Legenda: A utilização das máscaras faciais segue sendo obrigatória
Foto: Helene Santos

O governador do Estado, Camilo Santana (PT) autorizou a progressão de Fortaleza para a Fase 2 do plano de reabertura da economia, no último sábado (20). Apesar do avanço, o uso da máscara continua sendo obrigatório, mas desta vez, conta com exceção crianças menores de dois anos e quem tenha dificuldade de usar por alguma enfermidade, atestada por um médico.  

Fortaleza registra 32.843 casos confirmados da Covid-19, e soma mais de três mil óbitos de acordo com dados da Secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da plataforma digital IntegraSUS. 

Nos últimos dias a Capital tem recebido um maior número de pessoas nas ruas devido a retomada gradual do comércio, mas são frequentes os registros da não utilização das máscaras, protocolo de segurança sanitária para conter a disseminação do novo coronavírus. Para reforçar a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), o decreto destacou, em especial, “o uso em transporte público, individual ou coletivo, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público".

> Restaurantes de Fortaleza operam com novas regras a partir desta segunda (22)

> Exercícios individuais e assessorias esportivas são permitidos em Fortaleza, entenda as regras

> Escolas e universidades poderão retomar atividades administrativas nesta segunda (22) em Fortaleza

Reabertura   

A retomada de atividades em templos religiosos será permitida com o avanço para a Fase 2, mas com apenas 20% da capacidade do local. De acordo com o novo decreto de isolamento social,  é obrigatório dentro do estabelecimento o uso de máscaras, e caso o frequentador não tenha acesso “os estabelecimentos religiosos devem fornecer máscaras descartáveis para os frequentadores”

Além disso, também devem instruir sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Caso não tenham como fornecer e nem o frequentador tenha acesso, fica proibida a “a entrada daqueles, por qualquer razão, não estejam utilizando máscara”, declara.  

Restaurantes também vão poder voltar a atender o público a partir de segunda-feira (22), mas funcionando das 9h às 16h, e com apenas 40% dos funcionários. O decreto destaca que “garçons e atendentes devem utilizar máscaras de proteção, viseiras de proteção “Face Shields”, luvas e higienização das mãos a cada contato com utensílios”, além de ser recomendado não conversar durante o expediente e falar somente o necessário com o cliente. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados