Escolas e universidades poderão retomar atividades administrativas nesta segunda (22) em Fortaleza

Medida é prevista por conta da entrada da Capital cearense na fase 2 de retomada da economia

Legenda: As aulas presenciais continuam suspensas em todo o Estado do Ceará. Retomada divide deputados estaduais
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

Escolas e universidades de Fortaleza poderão conduzir atividades administrativas de forma presencial a partir desta segunda-feira (22), quando o município entra na fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará. A medida foi publicada pelo Governo do Estado em decreto no sábado (20) e prevê que 30% do total de funcionários desse segmento, também inclusos os centros universitários e centros de formação de condutores, poderá voltar às ações realizadas em escritório.

Ainda assim, aponta o documento oficial, qualquer tipo de atendimento presencial ao público continua proibido na Capital. Nesta nova etapa, para a qual apenas Fortaleza recebeu o sinal verde, a comercialização de serviços por essas instituições deve continuar de forma virtual, clientes podem ser recebidos somente por meio de drive thru ou retirada rápida e, nos centros de formação, condutores o curso teórico deve acontecer apenas de forma remota.

Escolas de cunho religioso ou reuniões similares a aulas seguem vedadas na cidade.

Análise e liberação

Os novos passos do plano de retomada da economia cearense, paralisada em meio à pandemia de Covid-19, foram anunciados pelo governador Camilo Santana em conjunto com o prefeito Roberto Cláudio no fim da manhã de sábado (20).

Segundo o secretário Maia Júnior, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (Sedet), 85% das atividades que compõem o Produto Interno Bruto (PIB) estadual estarão em funcionamento a partir de segunda (22), com 80% dos empregos liberados para atuação. 

Enquanto Fortaleza entra na fase 2, outros 43 municípios municípios, incluindo todos os da Região Metropolitana, avançam para a fase 1 de reabertura. As demais cidades cearenses continuam na fase de transição. Sobral permanece em isolamento rígido e Juazeiro do Norte volta para esta mesma etapa após crescimento no número de casos da doença causada pelo novo coronavírus.  

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios