A capital entra na fase 2 da reabertura econômica. Atividades devem ser individuais, com o uso de máscaras e sem compartilhar objetos
Os exercícios individuais e os serviços de assessoria esportivas estão permitidos a partir de segunda-feira (22) em Fortaleza. A Capital progrediu para a fase 2 da reabertura econômica, conforme anunciou o Governador Camilo Santana neste sábado (20). O decreto estadual permite exercícios em vias públicas, desde que não formem aglomerações.
Neste fase, academias, clubes de exerícios e estabelecimentos semelhantes não podem funcionar. As pessoas podem praticar exercícios em vias públicas, com distância máxima de 2 km da casa do praticante. Os assessores esportivos credenciados no Conselho Regional de Educação Física ou em empresas constituídas voltam a trabalhar, desde que em ambientes privados, não comerciais, e ao ar livre.
Os praticantes devem utulizar máscara em todo o período das atividades, além de realizar higienização das mãos, com uso de álcool 70%. As máscaras devem ser trocadas a cada 2h, ou quando estiverem molhadas. Atividades de contato físico, compartilhamento ou revezamento de objetos e lançamento de equipamentos estão proibidas.
Para serviços assessoria esportiva, os profissionais devem disponibilizar materiais de higiene e são responsáveis pela limpeza dos equipamentos. Além disso, os alunos a são orientados a assinarem uma Autodeclaração de Condição Assintomática, para garantir que não estejam infectados.
Praticantes e profissionais do grupo de risco ou com sintomas da Covid-19 não devem praticar atividades ao ar livre. Ao agendar os atendimentos, os profissionais devem se asseguar do estado de saúde dos clientes.
Também é recomendado que alunos e profissionais utilizem objetos próprios, como garrafas de água, toalhas e lenços, evitando a compra durante os exercícios. Para a limpeza dos objetos, os assessores devem utilizar luvas de látex.
O que volta na fase 2 com 40% do trabalho presencial*
*exceto atividades religiosas, que retornam com 20%.
Agências de publicidade, marketing, edição e design;
Indústrias e serviços de apoio: organizações associativas, contabilidade, direito e serviços de apoio administrativo;
Consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação, software house e assistência técnica;
Assistência social: defesa de direitos sociais e serviços de assistência social sem alojamento;
Restaurantes;
Atividades religiosas com 20% da capacidade;
Aluguéis de equipamentos de esporte, cultura e lazer;
O Estado do Ceará contabilizou um total de 5.520 pessoas mortas em decorrência da Covid-19. O número de infectados em território cearense é de 92.397, seugndo os dados da última atualização do boletim epidemiológico, divulgados às 17h36 deste sábado (20), na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Fortaleza tem 32.794 infectados e 3.109 óbitos pela doença.Conforme o boletim, o município de Sobral, na Região Norte, apresenta mais de 5 mil casos da doença e, na tarde de hoje (20), contabiliza 5.091 casos e 192 mortes.