'Uma experiência muito especial', diz pároco de igreja depois do retorno de missas presenciais

Depois de cinco meses longe dos templos religiosos por conta da pandemia no novo coronavírus, fiéis puderam voltar a participar das missas nas igrejas. As celebrações seguem o protocolo sanitário definido pela Arquidiocese de Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Igreja São Vicente de Paulo, na Avenida Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres, recebeu cerca de 90 fiéis
Foto: Helene Santos

A reabertura das igrejas católicas para celebrações de missas em Fortaleza e mais 30 municípios aconteceu na manhã deste sábado (5). O retorno foi marcado por muita fé, alegria e comunhão. Os fiéis ficaram cinco meses longe dos templos religiosos por conta da pandemia no novo coronavírus.

As celebrações seguem o protocolo sanitário definido na última sexta (28) pela Arquidiocese de Fortaleza. A volta foi comunicada em circular assinada pelo Arcebispo da Capital, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. 

Veja também

Na igreja São Vicente de Paulo, na Avenida Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres, 90 pessoas participaram da primeira missa às 6h30. A missa foi celebrada pelo padre Raimundo Neto. Ele falou sobre a felicidade de ter os fiéis na igreja novamente.

"Foi uma experiência muito especial. Um momento de muita alegria. Foi possível observar a alegria e satisfação nos rostos dos fiéis. Estavam todos felizes em retornar para a casa de Deus. Foi muito positivo e estou muito feliz pelo retorno", afirmou.

> Igrejas católicas terão revezamento, telão e triagem nas missas

> Igrejas voltam a ter missas presenciais neste sábado; confira horários

Pe. Neto falou também dos cuidados que a paróquia teve com os fiéis. “Nossa igreja pode receber até 240 pessoas, mas veio 90. Essas pessoas antes da entrada receberam assepsia nas mãos com álcool em gel e nossos colaboradores realizaram a aferição corporal dos fiéis para que tudo fosse perfeito como realmente foi”, disse o padre Neto. 

Já na paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio, uma das igrejas mais frequentadas por fiéis católicos em Fortaleza, o momento também foi de alegria. São permitidos até 250 fiéis por celebração, sendo três em cada banco. Os fiéis participaram da primeira missa e os cuidados antes do início da celebração foram realizados com a utilização de álcool em gel e aferição corporal.

Legenda: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio, uma das igrejas mais frequentadas por fiéis católicos em Fortaleza, o momento também foi de alegria
Foto: Helene Santos

Veja como serão as adequações nas igrejas:

Missas

As comunidades estão autorizadas a expandir o número de missas para evitar aglomerações aos sábados, a partir do meio-dia, e domingos. O documento aponta que cada sacerdote poderá celebrar até, no máximo, 4 missas. Os ambientes devem ser arejados e ventilados, por, no mínimo, 30 minutos entre uma cerimônia e outra. Neste intervalo, as superfícies serão higienizadas. 

Segundo o documento da Arquidiocese, uma equipe da comunidade deve receber os fiéis. Nessa triagem, a temperatura corporal será auferida. Em seguida, o frequentador será encaminhado para o assento, já demarcado com o distanciamento seguro de 2 metros. Famílias e pessoas que residem na mesma casa podem sentar juntos. 

Durante a comunhão, os fiéis devem manter distanciamento seguro e retirar as máscaras apenas antes de receber a hóstia. É possível que algumas unidades marquem no chão da paróquia a posição ideal. A hóstia será distribuída nas mãos e todos devem comungar na frente dos ministros. Quem está no grupo de risco poderá comungar em casa, assim como o fiel que estiver ou se sentir doente. Basta entrar em contato com a equipe da Pastoral e indicar o endereço. 

Durante a Oferenda, o recolhimento de ofertas e dízimos não será feito internamente. O recebimento acontecerá na saída da Igreja, segundo os critérios de segurança.  

Cerimônias

Em caso de batismo, o ritual deve ser realizado com poucas crianças para evitar aglomeração. As igrejas estão autorizadas a criar uma lista de revezamento de padres para a cerimônia. Todo o ritual pode ser feito dentro da Igreja. A Unção pré-batismal permanece e o pároco deverá descartar o algodão utilizado na benção de maneira apropriadaAs águas, contudo, devem ser trocadas entre um batizado e outro. 

Na crisma, os crismando e os ministros devem usar máscaras de proteção no momento da Unção. Além disso, o registro da cerimônia está suspenso e deve ser realizado somente pela pastoral da Comunicação, desde que seguidas as normas de higienização. Durante a saudação da paz, o contato deve ser evitado. 

Os casamentos também devem seguir as orientações gerais. Porém as alianças devem ser manipuladas apenas pelos noivos. A organização cerimonial precisa seguir as recomendações estabelecidas em cada paróquia. Dessa maneira tapetes, iluminação e rituais secundários estão proibidos. 

Atividades em grupo

Procissões, caminhadas, festas de celebração, romarias e outras cerimônias realizadas em grupo permanecem suspensas. A medida vale também para acampamentos e atividades similares. 

Retiros e atividades pastorais, realizadas em espaços eclesiásticos, seguirão às recomendações das autoridades sanitárias e da Autoridade Diocesana. Já ações formativas, como a catequese, continuam a ser realizadas sob orientação da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados