Igrejas católicas terão revezamento, telão e triagem nas missas

Além das transmissões pela internet comuns no isolamento, paróquias criaram planos para evitar aglomerações nos templos. Agendar a presença, escala de bairros e possível distribuição de senhas estão entre as alternativas

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Igrejas aplicam sinalizações para orientar fiéis e garantir o distanciamento no retorno das missas
Foto: Kid Júnior

As igrejas católicas da Capital e de parte da Região Metropolitana reabrem as portas neste sábado (5), conforme definido pela Arquidiocese de Fortaleza no dia 28 de junho. Os templos tinham autorização para funcionar desde o fim de junho. Com a decisão, as paróquias devem se adaptar a uma nova realidade que ainda inspira cuidados sobre a transmissão do coronavírus entre fiéis, principalmente idosos. Revezamento de comunidades, transmissões online e telão na área externa estão entre as medidas tomadas para evitar aglomerações.

Veja também

As recomendações comuns, conforme carta circular da Arquidiocese, são a formação de equipes de acolhida para orientar os fiéis; o uso obrigatório de máscara durante a celebração, sendo permitida a retirada apenas na comunhão; o uso de álcool em gel para higienizar as mãos e distanciamento mínimo entre as pessoas.

"Nós colocamos essas normas levando em consideração a realidade de cada lugar. As situações da pandemia podem ser diferentes. Peço a colaboração e a confiança de todos, e que estejamos unidos fraternalmente", ressaltou Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, em comunicado a párocos e vigários paroquiais.

Ao todo, a Arquidiocese de Fortaleza congrega 147 paróquias e áreas pastorais, em 31 municípios cearenses. A maioria está localizada em Fortaleza (77), Caucaia (11), Maracanaú e Cascavel, com seis cada. Conforme o plano de retomada da economia, todos os municípios incluídos na Arquidiocese estão na Fase 4, ainda que em semanas diferentes.

Na Igreja de Fátima, em Fortaleza, serão permitidos, no máximo, 250 fiéis por celebração - três em cada banco -, correspondendo a um terço da capacidade do templo. O fiel deve chegar antecipadamente, não sendo necessário agendamento. Não será permitido reservar assentos para outras pessoas. Se a capacidade for excedida, os fiéis serão orientados a assistir à missa no pátio, que receberá marcações de distanciamento e telões nos períodos da tarde e da noite, para garantir a segurança.

O padre Ivan de Souza, pároco do Santuário, lembra que ocorrerão cinco missas tanto no sábado como no domingo. Também reforça que pessoas dos grupos de risco devem permanecer em casa e, se possível, frequentar missas durante a semana, "quando tem bem menos gente". "O vírus ainda está circulando, então é mais prudente aguardar. Nos demais casos, estamos preparados para qualquer eventualidade", garante.

Reformas

Na Paróquia Jesus, Maria e José, no bairro Antônio Bezerra, será preciso agendar previamente a participação nas missas do fim de semana, que serão realizadas na quadra paroquial e com número reduzido de fiéis. Na semana, de terça-feira a sexta-feira, a celebração será realizada dentro do templo, sem necessidade de marcação, podendo acolher fiéis dos grupos de risco. Na Paróquia Santa Luzia, no Meireles, também haverá agendamento por telefone ou pelo site oficial. A missa será campal, já que a estrutura atualmente passa por reformas.

Maior templo católico do Ceará, a Catedral Metropolitana de Fortaleza não reabrirá na data prevista. Enquanto era organizada para receber 536 fiéis, conforme as medições ideais, pedaços do teto se soltaram na última quarta (2) e caíram próximo ao presbitério (ao redor do altar). Por precaução, o pároco Clairton Alexandrino decidiu cancelar o retorno. Enquanto o local passa por avaliação, quatro missas ocorrerão na cripta da Catedral, mas apenas para 50 pessoas, cuja admissão será por ordem de chegada.

Metropolitanas

O padre Fernando Antônio, de Maracanaú, explica que o agendamento por telefone será a primeira medida avaliada na Paróquia São Francisco das Chagas. Dependendo da recepção do modelo, futuramente, poderão ser distribuídas senhas. A igreja matriz poderá ter 60 fiéis por celebração. "Quem não agendou e ficou de fora, se ainda tiver capacidade, vai ser admitido. Mas, se tiver muito cheio, vai ser encaminhado para missa em outra comunidade, em horário distinto", afirma o padre. Outra opção será assistir à missa por transmissão online nas redes sociais.

O sacerdote afirma que até mesmo uma "missa de teste" com os novos protocolos foi realizada pela equipe celebrativa. Por exemplo, apenas o padre permanecerá no altar. O cântico de entrada será reduzido. O ofertório será feito na entrada ou na saída da igreja. No momento da comunhão, os fiéis deverão ficar de pé, e não formar filas.

Cuidados

Além do ambiente arejado, o padre Fernando reforça que todos os tapetes, bancos e trincos serão higienizados nos 30 minutos após cada celebração. "De um lado, temos a alegria de saber que a igreja não está fechada. Ao mesmo tempo, as pessoas estão preocupadas, ansiosas, é natural. Muitos dos nossos paroquianos estão no grupo de risco, então também vamos fazer triagem. Estou apostando nesse acompanhamento", acredita ele, que parou de celebrar apenas em maio, quando foi contaminado pela Covid-19.

Já a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Caucaia, adotou uma escala de bairros para os horários de missas - serão sete em cada domingo - a fim de melhor acomodar os fiéis e evitar aglomerações. Comunidades não listadas e visitantes poderão frequentar em qualquer horário. Serão permitidas duas pessoas em cada banco. Membros da mesma família podem sentar juntos, mesmo excedendo esse número definido.

Segundo o pároco José Filho, as decisões foram tomadas em reunião com o Conselho Pastoral Paroquial e com representantes comunitários. Também haverá redução no número de leitores, coroinhas e ministério de música. Outra medida foi a suspensão do uso das vestes litúrgicas, sendo confeccionada uma camisa específica para as celebrações.

"As vestes são compartilhadas de celebração para celebração, então optamos para resguardar todos os que vão servir na liturgia. Pedimos que cada um venha modestamente preparado com a camisa. Vai ser pessoal, para não ter esse contato", comenta o vigário paroquial, Washington Vieira.
Pelo mesmo motivo, as intenções para as missas presenciais devem ser feitas somente na secretaria paroquial durante a semana, ou por telefone.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.