Três pocilgas irregulares são desativadas no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza

Como o espaço integra uma Unidade de Conservação, a criação de porcos e outros animais é proibida nas imediações do Parque

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Desativação de pocilgas no Parque do Cocó
Legenda: Três criadores irregulares foram notificados no Parque do Cocó
Foto: Reprodução

 Órgãos estaduais e municipais de fiscalização iniciaram a retirada de três criações irregulares de porcos, localizadas dentro do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, nesta quinta-feira (12). Durante a operação, 150 porcos foram localizados em apenas uma das pocilgas. Destes, 35 foram recolhidos pela equipe. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), as estruturas foram construídas nas proximidades dos bairros Caça e Pesca e Sabiaguaba. A ação segue até que todas as estruturas sejam retiradas dos locais.

Além de representantes da Sema, a operação contou com agentes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) para realizar a limpeza. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também participaram das desativações. 

Conforme o secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, os pontos foram localizados durante mapeamento de irregularidades na Unidade de Conservação (UC) do Parque do Cocó. Os responsáveis pelas pocilgas foram notificados ainda em agosto sobre as irregularidades. “A lei de crimes ambientais é muito clara. Não pode haver animais domésticos em Unidades de Conservação de Proteção Integral. A partir desse mapeamento, nós visitamos os espaços e demos um prazo para que os criadores pudessem se desfazer dessa criação”, explica. 

Desativação

Dos três criadores suínos notificados nessa fase, apenas dois retiraram os porcos dos locais irregulares. Embora no primeiro espaço o responsável tenha retirado a criação suína, outros animais, como galinhas, foram encontrados no local e serão encaminhados pela Adagri. Na segunda intervenção, o ambiente estava desocupado e a estrutura do curral foi demolida pela equipe. O antigo criador do espaço já respondia processo judicial. 

Um terceiro, nas proximidades do Olho D’água, não cumpriu o pedido formalizado em agosto e permaneceu com os suínos dentro das imediações do Parque. A bióloga Viviane Carneiro, que compõe a equipe do Parque do Cocó, acompanhou a fiscalização neste último espaço e conta que durante a operação o criador saiu do local com os animais. 

“Foram encontrados 150 porcos. Destes, 35 foram retirados ainda ontem. Os animais restantes seriam retirados hoje pela manhã para os devidos encaminhamentos. No entanto, no local só foram encontrados sete porcos.”, detalha a bióloga. De acordo com Viviane, o encaminhamento dos animais recolhidos é de responsabilidade da Adagri e que um boletim de ocorrência foi aberto por conta da evasão. 

“Foi feito termo de doação e todos os testes de saúde. As carnes que estão próprias para o consumo serão doadas para o programa Mais Nutrição do governo do Estado”, especifica. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.