Terminais de ônibus de Fortaleza têm aumento de passageiros no 1º dia de retomada da economia

Início da reabertura gradual das atividades econômicas provoca maior demanda por coletivos

terminal
Legenda: Terminal da Parangaba registrou aglomeração de usuários nas filas de embarque
Foto: Fabiane de Paula

Os terminais de ônibus de Fortaleza amanheceram nesta segunda-feira (12), primeiro dia de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, com movimentação intensa de passageiros. 

A reportagem do Diário do Nordeste não registrou aglomeração dentro dos coletivos, uma vez que fiscais estão fazendo o controle dos usuários no momento do embarque.

Nas plataformas de acesso aos veículos, porém, o distanciamento social não foi respeitado. 

Plano de reabertura

O maior volume de passageiros nos equipamentos ocorre no mesmo dia em que os 184 municípios do Ceará iniciam a reabertura de serviços, até então proibidos de funcionar presencialmente durante o lockdown. As novas medidas foram anunciadas no último sábado (10) pelo governador Camilo Santana. 

Entre as atividades autorizadas a retomar o expediente, estão os restaurantes, empresas de telecomunicações, lojas de conveniência, salões de beleza e barbearias. 

Com capacidade de atendimento limitada a 25%, o comércio de rua poderá receber clientes das 10h às 16h, enquanto os shoppings têm autorização das 12h às 18h. 

Reduzir pressão nos terminais

Segundo o secretário executivo de Planejamento e Orçamento do Estado, Flávio Ataliba, o plano de retomada será executado de forma gradual para evitar superlotação de usuários nos terminais de ônibus.

"Esse formato teve a preocupação em escalonamento para que não haja aglomeração nos terminais. Abriu-se uma pequena janela e nós temos consciência também de que o lado social também está sensível”, explicou, em entrevista ao Sistema Verdes Mares na manhã desta segunda.  

Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) afirmou ter reforçado a frota para retomada gradual das atividades econômicas, bem como estar mantendo o monitoramento permanente para atender à demanda de passageiros. O órgão diz que continua utilizando ônibus extra nos horários de pico nas linhas de maior demanda.

Além disso, a Prefeitura instalou pias com água, sabão e álcool em gel nas plataformas dos sete terminais, bem como mantém a organização das filas nos terminais tanto para evitar a aglomeração de passageiros quanto para fiscalizar o uso de máscaras no interior dos coletivos e terminais.

Ainda conforme a Etufor, a média diária de passageiros se manteve em torno de 360 mil em toda a cidade durante o isolamento social rígido. Com a abertura gradual da economia, a Etufor orienta que os usuários respeitem os horários diferenciados das atividades para evitar aglomeração.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza