Alguns dias deixam de ser parte do cotidiano por mudar o destino coletivo, como a segunda-feira 18 de janeiro de 2021, quando os cearenses vivenciaram a chegada do avião com o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. De lá para cá, os sorrisos saltam a barreira da máscara e emocionam cada vez que os avós, tios, primos e amigos recebem a chamada dose de esperança.
Entraram para a rotina, então, os gestos emocionantes que passam pela firmeza na aplicação da vacina, mãos que sobem em agradecimento, e a troca de olhares entre quem conhece as dores da doença na família e quem se esforça, diariamente, para dar suporte também aqueles que chegam nas unidades de saúde.
São movimentos expressos na dança, como foi com a adaptação do funk em homenagem ao Butantan. Na vacinação das gestantes que sonham em contar aos seus rebentos sobre a pandemia como um evento superado. Na memória dos pequenos de hoje, o dia em que receberam o ‘certificado de coragem’ pela vacinação infantil contra a Covid-19, também deve permanecer vivo.
Legenda:
Avião da Força Aérea trouxe 218 mil doses da vacina Coronavac no dia 18 de janeiro de 2021
Foto:
Kid Júnior
Legenda:
As primeiras doses foram distribuídas para profissionais da saúde atuantes no combate à pandemia
Foto:
Kid Júnior
Legenda:
Primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Silvana dos Reis
Foto:
Thiago Gadelha
Legenda:
Dourado Tapeba, de 59 anos, foi a primeira liderança indígena a receber o imunizante
Foto:
Thiago Gadelha
Legenda:
Povo Jenipapo Kanindé foi uma das primeiras comunidades indígenas imunizadas no Estado
Foto:
Isanelle Nascimento
Legenda:
Idosos de abrigos também foram priorizados no início da imunização
Foto:
José Leomar
Legenda:
Após imunização do grupo prioritário, vacinação avançou em ordem decrescente de idade
Foto:
Camila Lima
Legenda:
Imagens de filha e mãe dançando durante vacinação repercutiu em todo o Estado
Foto:
Camila Lima
Legenda:
Com avanço nos estudos, gestantes passaram a receber a vacina contra o coronavírus
Foto:
Fabiane de Paula
Legenda:
Profissionais da saúde andaram a pé na zona rural de Várzea Alegre para vacinar os idosos
Foto:
Divulgação
Legenda:
Em Potengi, a equipe de vacinadoras venceu “o medo” para dar continuidade ao processo de imunização contra a Covid-19 numa canoa
Foto:
Divulgação
Legenda:
Coronavac foi a primeira vacina aplicada no Ceará, mas imunizantes da Astrazeneca, Pfizer e Janssen integram a campanha
Foto:
Fabiane de Paula
Legenda:
Drive thru foi estratégia utilizada para evitar aglomerações e dar maior rapidez à imunização
Foto:
Thiago Gadelha
Legenda:
Filas de carros se formaram em mutirão para ampliar imunização em Fortaleza
Foto:
Thiago Gadelha
Legenda:
Forças de segurança também atuam no processo de imunização e foram priorizadas para o recebimento da vacina
Foto:
Fabiane de Paula
Legenda:
Dose de reforço é aplicada em idosos e grupos de maior vulnerabilidade para a doença
Foto:
Camila Lima
Legenda:
Crianças de 5 a 11 anos entraram para o grupo apto à receber imunização
Foto:
Fabiane de Paula