Seis postos de saúde de Fortaleza atendem no fim de semana pacientes com síndromes gripais leves

Pacientes com sintomas leves devem ir aos postos de saúde. Em casos de sintoma moderado ou grave, a recomendação é procurar uma das UPAs.

Escrito por Redação ,
Pessoas na frente de um posto de saúde usando máscaras de proteção
Legenda: Postos de saúde registraram aumento de 117% em casos de síndrome gripal de janeiro para fevereiro
Foto: Natinho Rodrigues

Para atender a demanda de pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, seis postos da rede de saúde pública de Fortaleza ficarão abertos durante este sábado (6) e domingo (7). Os equipamentos funcionam das 8h às 17h. A informação foi divulgada pelo prefeito Sarto Nogueira pelas redes sociais. 

De acordo com o prefeito da Capital, Sarto Nogueira, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão preparados para fazer atendimento e triagem de pacientes com suspeita de Covid-19. Sarto alerta, no entanto, que cidadãos com sintomas graves devem procurar uma das 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. 

Apesar de Fortaleza estar em regime de isolamento rígido, o deslocamento para unidades de saúde é permitido, visto que o serviço é essencial para a saúde da população.

Veja também

Síndrome gripal

Em fevereiro, cerca de 20.549 pacientes com sintomas de síndromes gripais foram atendidos pelos 116 postos de saúde de Fortaleza. O número é 117% maior do que a quantidade registrada em janeiro. 

Os sintomas podem ou não estar relacionados à Covid-19, já que uma maior circulação de vírus respiratórios, como o da influenza, é observada nestes meses do início do período chuvoso no Ceará. No entanto, segundo o prefeito, das 2 mil pessoas que procuraram postos de saúde na última quinta-feira (4) com sintomas, a maioria recebeu diagnóstico de infecção pelo coronavírus.

Confira a lista de postos de saúde abertos neste fim de semana:

  • Posto de Saúde Dr. Airton Monte - Rua Alberto de Oliveira, 991 - Barra do Ceará 
  • Posto de Saúde Rigoberto Romero - Av. das Graviolas, 195 - Cidade 2000 
  • Posto de Saúde Eliézer Studart - Rua Tomás Cavalcante, 545 - Autran Nunes
  • Posto de Saúde Gothardo Peixoto - Rua Irmã Bazet, 153 - Damas, Fortaleza 
  • Posto de Saúde Maciel de Brito - Av. A, s/n - 1a. etapa - Conjunto Ceará 
  • Posto de Saúde Jangurussu - Rua Estr. do Itaperi, 146 - Passaré
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados