Prefeitura de Fortaleza pede levantamento sobre os trabalhadores da rua José Avelino

Com o quantitativo, a Prefeitura quer traçar soluções para a região de comércio informal

Escrito por Redação ,
rua josé avelino com as lojas fechadas
Legenda: O comércio na rua José Avelino e no entorno esteve proibido, por decreto, até este domingo (22)
Foto: Fabiane de Paula

A Prefeitura de Fortaleza solicitou, em reunião na noite desta segunda-feira (23), um levantamento dos trabalhadores da rua José Avelino e do entorno. O pedido foi feito a representantes dos feirantes. O objetivo é, com esses números, traçar estratégias para solucionar os problemas históricos da região.

A reunião foi mais um encontro de comitê instituído pelo Município após conflito envolvendo trabalhadores e guardas municipais que terminou com um ambulante morto. O caso foi na madrugada da última quarta-feira (18). O comitê foi criado no mesmo dia.

"Esperamos receber amanhã (esta terça-feira) o quantitativo de pessoas que trabalham no entorno da José Avelino, nas áreas públicas, e faremos, portanto, o levantamento desses dados, o cruzamento dessas informações para que a gente possa dimensionar a real necessidade e propor soluções”, afirmou o secretário de Governo, Renato Lima, interlocutor da Prefeitura no comitê.

pessoas ao redor de uma mesa durante reunião no paço municipal
Legenda: Reunião aconteceu na noite desta segunda-feira (23), no Paço Municipal
Foto: Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza

Com os dados, ele destacou, a expectativa é avançar nas negociações com os trabalhadores.

Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, que também integra o comitê, o levantamento solicitado pela Prefeitura será fundamental para a discussão de alternativas viáveis para o comércio na região.

Comitê

Além da Câmara, compõem a comissão representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger), por meio da Regional do Centro, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Área esteve bloqueada

Feira da José Avelino, Centro de Fortaleza, no Ceará
Legenda: Rua que leva o nome da feira não teve presença de vendedores ambulantes na noite do dia 18
Foto: Rafaela Duarte

A região da rua José Avelino esteve bloqueada até esse domingo (22) após decreto da última quarta-feira do prefeito Sarto Nogueira (PDT) proibir o funcionamento do comércio da região.

Segundo o documento, a liberação gradual das atividades econômicas no entorno da José Avelino tem ocasionado o retorno de um intenso comércio irregular de vendedores ambulantes na área.

Veja também

A situação, afirma o decreto, contribui para o aumento da circulação de clientes, formando grandes aglomerações e colocando em risco a saúde da população, ao criar condições para a propagação da Covid-19.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados