Pianista realiza concerto em locais inusitados para mostrar as paisagens do Ceará

O artista se apresentou em cachoeira, barragem e locais históricos em Baturité

Escrito por Redação ,
Vista aérea do artista na cachoeira
Legenda: O artista se apresenta em locais incomuns para difundir as paisagens cearenses
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Do alto de uma cachoeira, no meio de uma barragem e nas ruínas de antigo abrigo para jesuítas. São estas e outras paisagens inusitadas para um concerto que o pianista cearense Paulo Rodrigo, de 37 anos, transforma em palco para mostrar o Ceará para o mundo. 

No início deste mês, o artista percorreu lugares natural e históricos do município de Baturité, distante cerca de 90 km de Fortaleza, onde tocou na Cachoeira do Perigo, no Museu Estação Ferroviária e na antiga Escola Apostólica de Baturité, conhecida como Ruínas da Caridade. 

O clipe com a apresentação será divulgado no próximo dia 1º. “Comecei por Baturité porque é onde nasci. A Cidade tem belezas que nem mesmo nós, que somos de lá, sabemos serem nossas. Um exemplo é a Cachoeira do Perigo, que as pessoas pensam ficar em Guaramiranga”, conta. 

Pianista no meio da cachoeira
Legenda: Foto tirada na Cachoeira do Perigo, em 2 de junho último
Foto: Júlio Maia / Divulgação

“Eu quero mostrar o Ceará e todas as suas belezas, incluindo as que são pouco repercutidas”, complementa. Paulo observa que também escolheu as Ruínas da Caridade para difundir um espaço histórico pouco conhecido. “Há poucas informações sobre o lugar”, enfatizou.

Ele acrescenta que, segundo a Secretaria de Cultura do município, o equipamento foi construído na década de 1920 para ajudar na manutenção do Mosteiro dos Jesuítas. 

Pianista aparece no centro das ruínas em foto área
Legenda: Foto tirada nas Ruínas da Caridade, em 2 e junho último
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Era de lá que saía parte do sustento dos religiosos por meio do plantio do café, de frutas e do abastecimento de água por fonte natural. Também era uma espécie de casa de apoio de férias para os noviços e retiros inacianos para padres jesuítas e freiras.

O local , conta, não possuía energia elétrica e todo material para sua construção era levado por animais em trilhas devido ao difícil acesso para veículos. 

Pianista aparece no centro das ruínas em foto área
Legenda: Foto tirada nas Ruínas da Caridade, em 2 e junho último
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Projeto 

O pianista pretende percorrer 12 cidades para o projeto batizado de “Orgulho de Ser Cearense”. O próximo município a ser visitado será Redenção. Também estão nos planos Beberibe e Fortim. Por onde passar, Paulo irá compor uma canção e gravar um videoclipe.

Ele explica que realiza um estudo para conhecer os aspectos históricos e culturais e identificar, também, locais poucos conhecidos.  A partir daí, expõe o roteiro para as prefeituras para obter patrocínio e viabilizar o projeto, que inclui vendas de camisetas para reverter a renda para instituições locais. 

Em outros projetos semelhantes, o artista já se apresentou no navio petroleiro Mara Hope, que naufragou na costa da cidade de Fortaleza, em 1985, além das dunas da Sabiaguaba, entre outros. 

Segurança

Pianista aparece ao lado do de bombeiros
Legenda: Apresentações ocorrem após visitas técnicas
Foto: Júlio Maia / Divulgação

De acordo com o pianista, antes das apresentações, ocorrem visitas técnicas aos locais. O Corpo de Bombeiros e técnicos da região estabelecem um plano de ação para garantir a segurança dos profissionais envolvidos no projeto.

No caso da cachoeira, houve, também, a presença de um especialista em rapel (técnica com uso de cordas e outros equipamentos de segurança).

Veja outros locais visitados pelo artista em Baturité

Artista no meio do mirante
Legenda: Mirante Cruzeiro, em Baturité
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Pianista no equipamento
Legenda: Museu Estação Ferroviária de Baturité
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Barragem
Legenda: Barragem Tijuquinha, em Baturité
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Ele no mosteiro
Legenda: Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Comunidade Quilombola - Na Serra do Evaristo - Baturité - 01/06
Legenda: Comunidade Quilombola, na Serra do Evaristo, em Baturité
Foto: Júlio Maia / Divulgação

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.