Navio que desatracou de Fortaleza chega ao Amapá com equipes de saúde para minimizar danos do apagão

Estado enfrenta 9º dia sem fornecimento regular de energia elétrica; militares realizam serviços de saúde para população

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Foto mostra Navio Multipropósito
Legenda: Navio tem estrutura hospitalar interna
Foto: Capitania dos Portos do Amapá

Como apoio à população do Amapá, no 9º dia sem energia elétrica regular na maior parte do Estado, chegou na manhã desta quarta-feira (11), o Navio de Desembarque Multipropósito Bahia após sair de Fortaleza, no último sábado (7). Os militares da área da saúde devem atender a população e contribuir nas ações de suporte aos municípios após incêndio em subestação que prejudicou a distribuição de eletricidade.

Atuam 31 militares de especialidades da saúde como clínicos gerais, cirurgiões, pneumologistas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas no serviço à população, no Centro de Triagem, anexo ao Hospital de Emergência de Santana, entre 8h e 18h. As equipes permanecem no Estado até o dia 21 de novembro.

Veja também

O Capitão dos Portos do Amapá, Kaysel Costa Ribeiro, destacou a relevância da operação. “O Navio Multipropósito Bahia trouxe militares da área de saúde e juntamente com militares do Navio Auxiliar Pará, do Navio Patrulha Guanabara e da Capitania dos Portos Amapá, irá prestar atendimento contribuindo com as ações tomadas pelo Governo”.

Para definir o funcionamento dos serviços, foi realizada reunião entre a Marinha do Brasil, pelo Comando do 4º Distrito Naval, com o secretário da saúde do Amapá, Juan Mendes Silva, nesta segunda-feira (9).

A Operação Amapá foi ativada pelo Ministério da Defesa como forma de coordenar as ações no Estado, que enfrenta dificuldades pela falta de energia desde a terça-feira (3), quando 90% da população chegou a ser afetada. Aeronaves da Marinha também atuam para realizar transporte de pessoal e distribuição de alimentos e combustível levados ao local.