Navio da Marinha sai de Fortaleza com ajuda para o Amapá, que segue sem eletricidade

Trabalho conta com a participação de outros estados para minimizar os danos causados pela falta de energia elétrica

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Foto mostra Navio
Legenda: Operação foi ativada pelo Ministério da Defesa
Foto: Camila Lima

O Navio de Desembarque Multipropósito Bahia desatracou de Fortaleza, no último sábado (7), rumo ao Amapá em operação de suporte ao Estado, que passa por uma forte crise por fata de fornecimento de energia elétrica há oito dias devido à incêndio em subestação. Equipamento da Esquadra Brasileira, o Navio deve chegar nesta quarta-feira (11) na mobilização que leva profissionais da saúde, alimentos, medicamentos e combustível.

O Ministério da Defesa ativou a Operação Amapá para coordenação das atividades das Forças Armadas e, além do Navio que saiu de Fortaleza, conta com apoio do Navio Auxiliar Pará e Patrulha Guanabara, de Belém. São levados médicos, dentistas, entre outros profissionais da saúde, mergulhadores, cerca de 150 fuzileiros navais, além de alimentos, medicamentos e combustíveis.

As cargas devem ser entregues no Amapá a partir de quinta-feira (12), com apoio de aeronaves da Marinha do Brasil, de acordo com o Ministério da Defesa. Dois helicópteros da Marinha já estão disponíveis no Aeroporto de Macapá para prestar apoio de transporte de pessoal e de material com atuais 360 militares e 12 viaturas na operação.

São oito dias sem o fornecimento adequado de energia elétrica por causa de incêndio registrado em subestação, na terça-feira (3), que prejudicou 90% da população. O Amapá está sob rodízio do serviço em cerca de 12h por dia.

Foto mostra distribuição de alimentos
Legenda: Equipes já estão mobilizadas para a entrega de alimentos e medicamentos no Estado
Foto: Divulgação Ministério da Defesa

O Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva realiza apoio no transporte de combustíveis aos hospitais estaduais e municipais da Capital e do município de Santana. Também é feita distribuição de água e montagem de cestas básicas, em conjunto com a Defesa Civil e apoio na instalação de geradores nos laboratórios e clínicas de tratamento da Covid-19.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.