Missa em celebração a São José é realizada pela primeira vez de portas fechadas
A decisão se deu com o objetivo de evitar aglomeração e proliferação do novo coronavírus
A missa em celebração a São José, padroeiro do Ceará, foi realizada pela primeira vez a portas fechadas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (19), feriado estadual. A decisão se deu com o objetivo de evitar aglomeração e proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
O evento foi celebrado pelo pároco, padre Clairton Alexandrino, e contou ainda com a presença do ministério de música, para os cânticos, e leitores, além da imprensa - cerca de 15 pessoas. A missa foi transmitida ao vivo pela página da Arquidiocese de Fortaleza na rede social Facebook, com até 125 pessoas online.
"Infelizmente, nós estamos presenciando algo que nós nunca podíamos imaginar, que, em pleno Dia de São José, sua catedral estivesse de portas fechadas. Mas é a vida. Nós estamos diante de um acontecimento novo, que precisamos interpretá-lo da forma mais adequada possível", pondera o padre Clairton Alexandrino.
O dia 19 de março marca o último dia do novenário de São José. Devido o decreto do Governo do Estado de proibir a realização de eventos com mais de 100 pessoas, as paróquias de Fortaleza suspenderam a passeata que aconteceria nesta quinta-feira e algumas missas.
"A Igreja está sujeita às leis do País que ela se insere. É para o bem do povo. Cai muito bem com o sentido da Campanha da Fraternidade desse ano, que é 'Viu, sentiu compaixão e cuidou dele'. Então, é uma forma de cuidar da saúde do outro, evitar aglomerações", afirma.
Fiéis lotam igreja no Cariri
Em contrapartida, fiéis lotaram a Capela de São José, no Município do Crato, para celebrar o santo, nesta quinta-feira (19). Idosos (considerados grupo de risco para adquirir Covid-19) foram até a Capela. E houve comunhão, sem distanciamento entre as pessoas.
Casos no Ceará
Subiu para 20 o número de casos confirmados de coronavírus no Ceará, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (18). Nesta terça (17) eram 11 confirmações. Os três primeiros casos foram confirmados no domingo (15).
Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.
O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
Casos confirmados no Brasil
TRANSMISSÃO E CUIDADOS
O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.
SINTOMAS
Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.
PREVENÇÃO
As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.