Hospital de campanha desmontado no Albert Sabin custou R$ 38,5 mil por 15 dias

Estrutura feita para combate à Covid-19 no público infanto-juvenil foi retirada menos de um mês após iniciar as atividades

Escrito por Redação ,
Imagem da fachada do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS)
Legenda: A unidade hospitalar foi desmontada em 16 de maio, menos de um mês depois de ser construída
Foto: Foto: José Leomar

O aluguel da estrutura do hospital de campanha montado no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) custou R$ 38,5 mil por 15 dias, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O dado foi informado pela Pasta estadual, nesta sexta-feira (5), em nota. 

A unidade emergencial foi erguida em abril deste ano com atendimento voltado a crianças e adolescentes que pudessem vir a contrair a Covid-19 - a doença provocada pelo novo coronavírus - e precisassem de estrutura hospitalar adequada, evitando-se, assim, a propagação do vírus e os cuidados direcionados. 

Contudo, a unidade hospitalar foi desmontada em 16 de maio, menos de um mês depois, porque "a evolução do número de casos pediátricos de Covid-19 demonstrou não haver necessidade da estrutura temporária", informou a Sesa, em nota, e completou: "Com isso, o Governo do Ceará optou por cancelar o contrato de locação da estrutura, instalada no HIAS". 

Segundo a Sesa, o hospital de campanha foi pensado "prevendo um incremento sazonal no primeiro semestre no número de casos de Influenza, associado aos casos de Covid-19 no público infanto-juvenil". Conforme a pasta, a unidade havia realizado um plano de contingência com reserva de 42 leitos pediátricos, além da ampliação de mais 60 leitos na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (SOPAI), por parte da Prefeitura de Fortaleza.

Ministério Público

Dois dias após a retirada da estrutura no espaço, no dia 18 de maio, o Ministério Público do Ceará (MPCE) instaurou procedimento para avaliar se houve desnecessário uso de recursos públicos. O órgão deu prazo até esta sexta-feira (5)  para que a Sesa entregue os documentos solicitados pelo MPCE com relação ao procedimento instaurado.

O prazo desta sexta já decorre de uma prorrogação solicitada pela própria Secretaria. Em nota, o órgão ministerial informou que "Somente após o recebimento e análise dos documentos solicitados, o MPCE poderá dar novo posicionamento sobre o tema.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados