Covid-19: estrutura anexa ao Hospital Albert Sabin é transferida para atender o público adulto

Com mais de 16 mil casos confirmados em adultos, a o Governo do Estado vê a necessidade de transferir a estrutura para atender esse público. O novo local ainda não foi confirmado

Escrito por Redação ,

O Ceará já soma 23.795 casos confirmados, onde a grande maioria estão concentrados na faixa etária de 25 a 64 anos, que correspondem a 16.657 casos, segundo a última atualização do IntegraSUS, na tarde do último sábado (16). Devido esse cenário, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) informou , no sábado (16), que a estrutura anexa do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) será transferida para o atendimento ao público adulto, que concentra a maior parte dos casos de Covid-19. 

A estrutura que tinha sido montada por precaução, em março, no Hias, ainda não havia sido utilizada. Em nota a Sesa informou que o hospital elaborou um plano de contingência que contempla a reserva de 42 leitos de enfermaria e 8 de UTI, na própria unidade e “esta quantidade se revelou suficiente para o atendimento da demanda pediátrica”, declara. 

A estrutura que será transferida, para reforço ao atendimento de adultos com a Covid-19, ainda não tem local confirmado. No momento as estruturas de enfermarias direcionadas a adultos com novo coronavírus, no estado, estão com 62,04% em uso e as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com lotação de 87,72%. 

Já para o público infantil, que registra 643 casos na faixa etária de zero a quatorze anos, no momento conta com a ocupação de 46,43% das Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pediatria e 18,18% destinadas ao Neonatal, no Ceará. Já leitos de enfermaria direcionados ao público infantil, com o novo coronavírus, encontram-se com 50,65% em uso. 

Ampliação   

Na Capital, epicentro da doença no Estado, já foram montadas quatro unidades extras, como os 25 leitos no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), 35 leitos no Hospital de Messejana e 39 leitos no Hospital Geral de Fortaleza. No Hospital César Cals, que também recebeu estrutura extra, recebe mulheres em fase pós parto e recém nascidos.

O Governo do Estado também divulgou no último sábado (16) a construção de novas estruturas para receber pacientes com a Covid-19 no Ceará. “Outros três hospitais de campanha estão sendo construídos em Maracanaú, Caucaia e anexo ao Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim”, pontua.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados