Instituto presidido pelo ex-secretário da Saúde, Dr Cabeto, doa hospital à UFC em Fortaleza

A Universidade já tinha o direito de ocupar parte do imóvel, devido a um convênio, mas com a concessão, o domínio será integral

Escrito por Redação ,
Novo hospital no complexo de saúde da UFC, no Polo Médico de Porangabussu
Legenda: O novo hospital funcionará no complexo de saúde da UFC, no Polo Médico de Porangabussu, em Fortaleza
Foto: Divulgação

O complexo de saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Polo Médico de Porangabussu, em Fortaleza, ganhará uma nova unidade hospitalar. O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), presidido pelo próprio ex-secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, decidiu doar as instalações de um edifício e o terreno que a construção ocupa à instituição. 

Inicialmente, o prédio foi planejado para abrigar um hospital com capacidade de operar como um dos mais avançados centros médicos do país, servindo, inclusive, para a formação de alunos da Faculdade de Medicina. 

Veja também

A UFC já tinha o direito de ocupar parte do imóvel, devido a um convênio, mas com a doação, o domínio será integral, tanto do equipamento de saúde quanto do terreno em que ocupa, até então propriedade do ICM

Tanto os projetos arquitetônicos, quanto os de engenharia do local, que compreendem a construção de dez pavimentos, também foram doados à universidade.

Conforme o instituto, os recursos para a construção da unidade de saúde foram provenientes da iniciativa privada e da destinação de emendas parlamentares.

O futuro hospital será hospedado no complexo que reúne a Faculdade de Medicina da UFC, o Hospital Universitário Walter Cantídio, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), localizados na área em que se projeta a instalação do Distrito de Inovação Tecnológica e do Bairro Inteligente de Porangabussu.

O ICM é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo de implementar, no Ceará, um Centro de Referência Nacional em Pesquisa, Ensino, Assistência de alta qualidade e Produção de Tecnologia.

Presidido pelo ex-secretário Estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins Sobrinho, o Dr. Cabeto, o instituto é dedicado ao desenvolvimento das ciências médicas no Estado, com programas próprios ou através de colaboração com os setores público e privado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados