Fortaleza entra na 15ª semana de queda na média de óbitos por Covid, com 1,6 mortes por dia

As informações foram divulgadas pelo prefeito Roberto Cláudio, que também anunciou para a semana que vem o início da 3ª etapa da pesquisa para identficar o percentual da população imune à Covid-19

Escrito por Redação ,

Fortaleza chegou à 15ª semana seguida de redução na média de mortes por Covid-19 ao atingir, na semana passada, o índice de 1,6 óbitos por dia, o menor dede o início da pandemia. Em maio, no pico da doença, essa média chegou a ser de 87 fatalidades diárias. Os dados foram divulgados na noite desta quarta-feira (26), pelo prefeito Roberto Cláudio.

"Na 34ª semana epidemiológica, Fortaleza registrou sua menor média de mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia. Pelos dados consolidados, o índice médio ficou em 1,6 por dia. Essa é uma tendência consistente e estável de queda no número de óbitos semana a semana na cidade. Esse é o menor número da história", disse.

Houve também queda nas internações de pacientes com Covid-19 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital cearense.

"Na semana passada, apenas no dia 21 de agosto tivemos um paciente dando entrada em unidade hospitalar demandando leito de UTI, nos demais não ocorreram internações", afirmou o prefeito.

Pesquisa de soroprevalência

Roberto Cláudio informou ainda que a partir da próxima terça-feira (1º) começa em Fortaleza a terceira etapa da pesquisa de soroprevalência. Serão realizados 3.300 testagens para indicar o percentual da população que já adquiriu anticorpos para a Covid-19.

"Essa pesquisa vai calcular o número, o percentual da população que já está confirmadamente, por exame, imunizada para a Covid-19. Isso é importante para orientar os próximos passos de abertura ou de retomada das atividades cotidianas, declarou.

Uma equipe formada por 110 enfermeiras e alunos voluntários vai circular pela cidade realizando os levantamentos. Para isso, o gestor municipal fez um apelo para que a população colabore com a pesquisa, acolhendo os profissionais. "Assim, os resultados serão ser consolidados de forma rápida para ajudar no combate e enfrentamento à pandemia", finalizou.

Os números da Covid-19 no Ceará

O Ceará chegou a 209.363 casos confirmados de Covid-19 e 8.362 óbitos pela doença. Nenhuma morte foi registrada em 24 horas. Por outro lado, 183.833 vidas já foram salvas. Os números são acumulados desde o início da crise sanitária no Estado. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSUS, às 17h17 desta quarta-feira (26), feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). 

 

O Estado ainda soma 90.075 casos e 614 mortes em investigação, com taxa de letalidade mantida em 4%. Pelo menos 613.671 testes para detecção da doença foram aplicados no Ceará. 

A ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado está em 63,53%, enquanto a dos leitos de enfermagem é de 34,78%.

Cidades

Fortaleza ainda concentra os maiores números da pandemia no Estado. São 46.309 casos e 3.776 óbitos. Em seguida está Juazeiro do Norte, no Cariri, com 13.645 infectados e 257 óbitos. Em terceiro na lista aparece Sobral, na Região Norte, com 10.984 diagnósticos positivos e 296 mortes pela doença.

Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) aparecem logo em seguida. Maracanaú, com 6.221 notificações e 235 óbitos; Caucaia, com 5.521 casos e 329 mortes e Maranguape, com 4.617 diagnósticos positivos e 113 óbitos causados pela doença pandêmica. 

Os números divulgados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detecção da presença do vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados