Fortaleza elege 9 mulheres entre 43 vereadores da Câmara Municipal; 3 a mais que em 2016

Na Capital, as mulheres são a maioria dos eleitores. Mas no legislativo municipal, com os resultados de domingo (15), as vereadoras irão representar apenas 20,9% dos parlamentares.

Escrito por Thatiany Nascimento , thatiany.nascimento@svm.com.br
câmara municipal de fortaleza
Legenda: Sarto deve enfrentar uma oposição mais forte do que Roberto Cláudio tinha quando foi reeleito em 2016
Foto: Camila Lima

A representatividade das mulheres na Câmara Municipal de Fortaleza, que ainda é bem restrita, deve aumentar um pouco na próxima legislatura que vai de 2021 a 2024. Na eleição municipal de 2016, das 43 vagas do legislativo municipal, apenas 6 foram conquistadas por mulheres. Na de 2020, dentre as 43 vagas, 9 devem ser ocupadas por parlamentares do gênero feminino. Três delas são vereadoras que conseguiram se reeleger

Com o resultado das urnas deste domingo (15), as mulheres representarão, portanto, apenas 20,9% dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza. Na eleição passada a participação, com base no resultado das urnas, foi de 13,95%. Conforme dados do IBGE, no último censo, as mulheres representavam 53% do total de 2,4 milhões de habitantes da Capital, à época. Agora a estimativa é que a cidade tenha 2,6 milhões de residentes. 

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2020, em Fortaleza, do 1,8 milhão de eleitores aptos a votarem, 55% são mulheres

Três vereadoras foram reeleitas

As vereadora mais votada no pleito municipal foi Priscila Costa (PSC), com 14.654 votos. Ela é uma das parlamentares reeleitas. Em 2016, Pricila foi eleita pelo PRTB. Além dela, as vereadoras Cláudia Gomes (DEM) e Larissa Gaspar (PT) também devem ocupar o cargo no legislativo municipal pelo segundo mandato consecutivo.  

Veja também

Esse ano, uma novidade na eleição de Fortaleza foi a presença de uma candidatura coletiva, chamada ‘Nossa Cara’. Formada por três mulheres, Adriana Gerônimo, Louise Santana e Lila M, a chapa concorreu pelo PSol e foi eleita na Capital. 

A candidatura coletiva é um acordo entre integrantes de um mesmo partido para conseguir votos de forma conjunta. Eleitas, o grupo inteiro pode participar, de forma não oficial, das discussões políticas na Câmara Municipal. 

Outra característica do perfil da nova Câmara Municipal é que dentre os 43 parlamentares, apenas 2 postulantes ao legislativo se declaram pretos. Foram as vereadoras eleitas Adriana Gerônimo do ‘Nossa Cara’ (Psol) e Francisca das Chagas Silva de Souza - Tia Francisca (PL). 

Em 2012, sete candidatas obtiveram votos suficientes para o cargo de vereadora, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira o nome e total de votos de cada vereadora eleita:
Priscila Costa* (PSC): 14.654 votos
Enfermeira Ana Paula (PDT): 10.097
Adriana do Nossa Cara** (PSol): 9.824
Cláudia Gomes* (DEM): 8.625
Larissa Gaspar* (PT): 8.555
Ana do Aracapé (PL): 5.992
Tia Francisca (PL): 5.793
Estrela Barros (Rede): 4.928
Kátia Rodrigues (Cidadania): 3.711

*reeleita
**mandato coletivo 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.