Feira do Conhecimento 2019 reúne ciência e tecnologia cearense

Nesta edição, 170 expositores estarão distribuídos em 16 mil metros quadrados no Centro de Eventos do Ceará, englobando universidades, empresas, governo e comunidade. Inscrições são gratuitas

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br
Legenda: Mais uma vez, haverá espaços de conhecimento para visitantes e de troca para pesquisadores
Foto: Chico Gomes

Uma verdadeira imersão em tecnologia e inovação. É essa a promessa para quem visitar qualquer um dos quatro dias da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios (FdC3) 2019, evento que acontece de 16 a 19 de outubro - no Centro de Eventos do Ceará - apresentando o que de melhor o Estado produz nesse setor. A estimativa é que a programação reúna mais de 15 mil visitantes.

Nesta edição, 170 expositores estarão distribuídos em 16 mil metros quadrados, englobando universidades, empresas, governo e comunidade. As atrações vão desde hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, oficinas, maratonas e rodadas de negócios. Além da comunidade em geral, o evento tem como público-alvo jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores e profissionais da área de tecnologia. 

No Palco do Conhecimento, uma das novidades do evento, acontecerão as principais palestras painéis, shows e solenidades de premiação. Entre os convidados para as palestras magnas, está o poeta cearense Bráulio Bessa, que falará sobre a “Arte de Empreender” na abertura da Feira. As palestras abordarão assuntos diversos, entre eles, a criação e modulação de projetos, modos de empreender e conceitos de Astrofísica, temas que envolvem tanto o público estudantil quanto os empresários.

Segundo o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o evento é a oportunidade de tornar público as pesquisas e inovações em desenvolvimento por universidades e demais instituições cearenses. 

Legenda: 170 expositores estarão distribuídos em 16 mil metros quadrados
Foto: Chico Gomes

“Muita coisa que nós fazemos surge na nossa vida, mas não temos ideia de que elas foram fruto de um trabalho de pesquisa, que levou um certo tempo, e que o Estado investiu intensamente. Nós queremos que esse povo ponha na rua o que eles fazem para a população compreender melhor a importância de apoiar a pesquisa científica, tecnológica e a inovação no Ceará e no Brasil”, avalia o secretário.

Saúde

Mais uma vez, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa do evento. Desta feita, com a Feira de Soluções para Saúde, trazendo o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. Nessa programação, serão apresentadas atividades abordando assuntos que impactam a saúde da população, assim como o Hackathon, maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados discutem novas ideias e desenvolvem projetos a partir de uma base de dados.

A Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Ceará, através da Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente no site www.feiradoconhecimento com.br. 

Palestras magnas 

16/10: A Arte de Empreender - Bráulio Bessa 
17/10: Gente Digital: os líderes do futuro - Silvio Meira
18/10: Como Vencer Tubarões - Camila Farani
19/10: Uma Viagem para o Buraco Negro - Lia Medeiros