Equipes de fiscalização monitoram principais pontos carnavalescos de Fortaleza

Denúncias sobre aglomerações podem ser feitas pelo telefone 156

Escrito por Natali Carvalho , natali.carvalho@svm.com.br
Agefiz/ Policial/ AMC/ Fiscalização
Legenda: São 15 equipes fixas que atuam de forma preventiva em pontos que anteriormente eram áreas de aglomerações carnavalescas.
Foto: Natali Carvalho

Neste sábado, a Capital cearense não foi palco da tradicional animação de Carnaval. Para garantir o cumprimento da proibição de festas e aglomerações em Fortaleza, 15 equipes fixas da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuam de forma preventiva, dia e noite, em pontos que anteriormente eram áreas de aglomerações carnavalescas desde sexta-feira (12) até a próxima quarta-feira (17),

Veja também

De acordo com a gerente de Fiscalização do Núcleo Centro da Agefis, Soraya Barreto, os pontos fiscalizados incluem locais como Mercado dos Pinhões, Praia dos Crush, Praia de Iracema, Avenida Beira-Mar, Largo da Mocinha, Dragão do Mar e Gentilândia.

O órgão também conta com duas equipes volantes, que percorrem a cidade buscando ativamente possíveis aglomerações e realizando o atendimento a denúncias. “Durante todo o dia percorremos toda a Fortaleza, mas os números e o balanço do nosso trabalho de fiscalização só é liberado no outro dia”, destacou Barreto.

As ações de fiscalização são acompanhadas pela Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

No Mercado dos Pinhões, por volta das 16h, a vendedora ambulante Nilza Martins esperava clientes. “Não tem movimento de nada, aqui está tudo parado. Estamos aqui só na mão de Deus mesmo, que o Carnaval que era, nesse ano não teremos mais”, comenta, nostálgica.

Ela vende comidas em um carrinho no Mercado e relata que ganhava um bom dinheiro nessa época do ano. Apesar de lamentar a falta da renda, ela reconhece que as medidas de isolamento são necessárias. “Eu acho que temos mais é que respeitar, não tem o que fazer”, conclui. 

Idosa/ Venda/ Mercado dos pinhões
Legenda: A idosa vende comidas no Mercado dos Pinhões.
Foto: Natali Carvalho

Denúncias

  • Os cidadãos podem acionar a Agefis por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS);
  • Pelo site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br;
  • Pelo telefone 156;
  • Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.






 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.