Desfile com bebês prematuros marca abertura da programação da III Semana da Prematuridade

Edição deste ano ocorre entre os dias 9 e 17 de novembro com transmissão online pelo Facebook

Escrito por Redação ,
Legenda: Desfile reúne mães e bebês prematuros
Foto: Thiago Freitas / Ascom HGCC

Com o tema “Juntos pelos prematuros: cuidando do futuro”, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) realiza a III Semana da Prematuridade, evento que promove palestras sobre os diversos assuntos que envolvem os nascidos de forma precoce. A programação inicia nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 17 de novembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, em transmissão online.

Na abertura do evento, ocorreu o "desfile da prematuridade", que conta com a participação de mães e bebês da Unidade Canguru do HGCC. O espaço é destinado aos cuidados e presta assistência ao recém-nascido prematuro nascidos na unidade de saúde.

Após duas semanas do nascimento de Bella Sofia, Fabiana do Nascimento é uma das mães que participa do momento. A pequena nasceu no dia 25 de outubro com 33 semanas

"É difícil ficar aqui, poque a gente fica muito solitário, mas temos a esperença de sair logo. Esse desfile vai ser bom pra gente esquecer um pouquinho da situação e conscientizar outras mãezinhas. Acho que ficamos mais motivadas também", afirma. 

Para ela, participar da Unidade Canguru é muito importante para manter o vínculo entre a mãe e o bebê. "Tem sido muito bom, ela já está bem e mamando. Agora precisa ganhar mais peso pra irmos pra casa", conta.  

“Desenvolvemos uma programação integrada e voltada para esclarecer as principais dúvidas dos pais, especialmente neste ano atípico por conta da pandemia”, afirma Ana Danielle Vitoriano, chefe do setor.  

Para isso, as palestras envolvem conversas sobre a atuação da equipe da unidade, composta por enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. 

Legenda: Para as mães, o momento ajuda a dar motivação e esperança
Foto: Thiago Freitas / Ascom HGCC

Homenagem  

Ao longo da programação, fotos e vídeos dos bebês que obtiveram alta do Hospital serão divulgadas com a faixa da Semana da Prematuridade. O objetivo da ação é homenageá-los. “Valorizamos os recém-nascidos e buscamos proporcionar um cuidado humanizado com a participação da família para fortalecimento do vínculo”, declara a coordenadora de Enfermagem Neonatal, Raquel Holanda. 

Além disso, serão anunciados durante a programação as mulheres que mais contribuíram para a doação de leite materno e os Amigos do Banco de Leite, pais que levam à unidade leite doado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados