Com Covid-19, criança de dois anos que aguardava leito de UTI Infantil consegue vaga no Albert Sabin

Menino estava intubado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes

A família de Wallace Heitor, de apenas dois anos, recebeu uma boa notícia na noite desta segunda-feira (25). O pequeno, que sofria de intensa falta de ar, conseguiu um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Albert Sabin, segundo o pai, Erivan Rosa. Ele aguardava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes, mas precisou ser intubado às pressas após apresentar piora no quadro clínico.

Legenda: Wallace apresentou uma piora nesta segunda-feira (25) e precisou ser intubado. O pai, Erivan Rosa, aguarda do lado de fora da UPA do Autran Nunes.
Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o  pai de Wallace, a informação sobre a transferência chegou após as 21h. Ele recebeu a boa nova após voltar de casa, aonde foi para buscar coisas as quais a esposa, atualmente na companhia do filho, estava precisando. "Eu tava mais resolvendo as coisas, pegando as coisas da minha esposa. O que ela tava precisando, eu ia buscar", comentou.

O pai disse que chegou a receber a informação sobre a transferência do filho para um hospital em Sobral, mas o processo não foi concluído após o recebimento de resultado positivo de Wallace para a Covid-19. "Disseram que ele ser levado poderia ser um risco", afirmou, acrescentando que ainda espera pelo resultado de outro exame para a doença.

Espera pelo resultado

O diagnóstico de Wallace não foi fechado antes porque a UPA estava com o aparelho de raio-x quebrado, o que não possibilitou maiores averiguações sobre o estado de saúde dele. A suspeita era de que o menino estaria com infecção por Covid-19 ou  pneumonia bacteriana. O pulmão da criança, ainda conforme o pai, já estava "muito comprometido".

Os leitos de UTI Infantil da rede pública da Capital estão concentrados no Hospital Albert Sabin. Lá, havia oito leitos do tipo até o dia 25 do mês passado. Nessa época, seis deles estavam em uso.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza