Com Covid-19, criança de dois anos que aguardava leito de UTI Infantil consegue vaga no Albert Sabin

Menino estava intubado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes

Escrito por Redação ,

A família de Wallace Heitor, de apenas dois anos, recebeu uma boa notícia na noite desta segunda-feira (25). O pequeno, que sofria de intensa falta de ar, conseguiu um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Albert Sabin, segundo o pai, Erivan Rosa. Ele aguardava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes, mas precisou ser intubado às pressas após apresentar piora no quadro clínico.

Legenda: Wallace apresentou uma piora nesta segunda-feira (25) e precisou ser intubado. O pai, Erivan Rosa, aguarda do lado de fora da UPA do Autran Nunes.
Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o  pai de Wallace, a informação sobre a transferência chegou após as 21h. Ele recebeu a boa nova após voltar de casa, aonde foi para buscar coisas as quais a esposa, atualmente na companhia do filho, estava precisando. "Eu tava mais resolvendo as coisas, pegando as coisas da minha esposa. O que ela tava precisando, eu ia buscar", comentou.

O pai disse que chegou a receber a informação sobre a transferência do filho para um hospital em Sobral, mas o processo não foi concluído após o recebimento de resultado positivo de Wallace para a Covid-19. "Disseram que ele ser levado poderia ser um risco", afirmou, acrescentando que ainda espera pelo resultado de outro exame para a doença.

Espera pelo resultado

O diagnóstico de Wallace não foi fechado antes porque a UPA estava com o aparelho de raio-x quebrado, o que não possibilitou maiores averiguações sobre o estado de saúde dele. A suspeita era de que o menino estaria com infecção por Covid-19 ou  pneumonia bacteriana. O pulmão da criança, ainda conforme o pai, já estava "muito comprometido".

Os leitos de UTI Infantil da rede pública da Capital estão concentrados no Hospital Albert Sabin. Lá, havia oito leitos do tipo até o dia 25 do mês passado. Nessa época, seis deles estavam em uso.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados