Chuva entre a madrugada e manhã desta sexta-feira em Fortaleza deixa ruas e avenidas alagadas
Previsão da Funceme é de chuva principalmente pela manhã
A chuva em Fortaleza, durante a madrugada e a manhã desta sexta-feira (31), deixou ruas e avenidas alagadas por toda a Capital.
Filas de carros se formaram durante a manhã na descida do viaduto da Avenida Alberto Craveiro, no Bairro Castelão. Na BR-116, o tráfego de veículos ficou intenso e com congestionamentos. Motoristas precisaram dirigir com cuidado, já que a pista ficou com acúmulo de água.
Na Avenida Desembargador Moreira, próximo a Avenida da Abolição, uma cratera se formou por causa da força das águas das chuvas. O trecho está interditado por causa das obras de drenagem do novo aterro da Praia de Iracema. A força da água arrastou entulhos da obra para a Avenida Abolição.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as precipitações registradas até as 8h30 foram de 29,4 milímetros no Posto da Água Fria. Os dados serão atualizados no decorrer do dia.
No Aeroporto de Fortaleza, a água da chuva alagou o terminal do equipamento. No fim de semana, rajadas de vento arrancaram parte do teto. Segundo a Fraport, empresa responsável pela administração do equipamento, "os consertos necessários estão sendo realizados". Contudo, o trabalho não foi totalmente concluídos. "Por causa disso, estamos tendo algumas infiltrações no Terminal devido à forte chuva. Esclarecemos que todas as medidas pertinentes estão sendo tomadas e pedimos sinceras desculpas aos nossos passageiros e usuários", informou.
Por meio de nota, a Fraport informou que, a chuva não afeta os voos. "As operações do aeroporto estão acontecendo normalmente, sem restrições para pousos e decolagens". A mesma coisa afirmaram as companhias aéreas Gol, Latam e Azul. No caso da segunda, houve "apenas um atraso no voo Belém-Fortaleza por questões meteorológicas em Altamira (PA)".
Av. Raul Barbosa interditada
Na Avenida Raul Barbosa, no trecho sob o viaduto da Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), uma cratera se abriu e a via foi interditada nos dois sentidos. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) controlam o tráfico nos desvios.
Na madrugada, os carros ficaram apenas com apenas uma faixa para passar pelo local. Um motorista não conseguiu trafegar e ficou parado na via.
Os alagamentos no trecho trouxeram prejuízos para um motorista. Enquanto ele passava pela via, por volta de 1h da madrugada, o veículo apresentou problemas mecânicos, após passar pelo alagamento que se formou. O trânsito ficou mais lento que o habitual nas Avenidas Bezerra de Menezes, Frei Cirilo, Presidente Costa e Silva, Leste-Oeste e Washington Soares.
A situação é complicada também na Avenida Dom Luís. A via está alagada e o trânsito está congestionado. "Aqui está um caos. Tudo parado e alagado", afirmou a motorista Aurilene Lima de Melo.
Após as precipitações, a água acumulada na Avenida Heráclito Graça, no Centro, deixou um automóvel, submerso nesta manhã. Outros três veículos e uma caminhonete ficaram também submersos. Moradores tentam levar um dos veículos para um lugar seguro. "Achei que dava para passar. A água subiu rapidamente. Um ônibus jogou água no meu veículo e fez com que a situação piorasse", disse o motorista, o agricultor Francisco Alves de Sousa, que teve o carro coberto pela água.
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para Fortaleza nesta sexta-feira é de chuva principalmente pela manhã. De acordo com o órgão, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste do Nordeste podem colaborar para precipitações, não só em Fortaleza, como também em todo o Estado. Com maior intensidade na Ibiapaba, Litoral Norte e do Pecém. Há chances, mas com menor abrangência, nas demais macrorregiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a máxima em Fortaleza será de 31ºC e a mínima de 25ºC. A umidade mínima de 65% e máxima de 95%. A intensidade dos ventos é de fraco para moderado.