Bazar Solidário arrecada recursos para instituições de saúde infantil

Produtos doados pela Receita Federal, como eletrônicos e roupas, são disponibilizados com preço acessível. Serão beneficiados, entre outros, o Hospital Infantil Sopai e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br
Legenda: Entre os itens, estão perfumes, celulares, eletrônicos, roupas, aparelhos de som e brinquedos
Foto: FOTO: CID BARBOSA

Saúde infantil requer, muitas vezes, cuidados especiais que demandam recursos financeiros elevados. Para promover atendimento gratuito às famílias que não podem custear o tratamento de crianças, alguns profissionais da saúde encontram no Bazar Solidário a ajuda necessária para contornar as dificuldades.

A venda de produtos doados pela Receita Federal começa hoje e segue até domingo (4). Todo o dinheiro arrecadado beneficiará o Hospital Infantil Sopai, Sociedade de Assistência e Proteção a Infância de Fortaleza, e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep).

Entre os itens à venda há materiais esportivos, perfumes, celulares, aparelhos eletrônicos, roupas, brinquedos, materiais de pesca, equipamentos automotivos e bicicletas. Os produtos custam a partir de R$ 10,00.

Luís Eugênio França, diretor administrativo do Sopai, explica que a quantia arrecadada será usada para a compra de mantimentos, berços, fraldas e medicamentos, além de custear reformas na estrutura do Sopai. "Nós temos recursos do SUS, mas que não são suficientes para a manutenção do hospital. Então, estamos constantemente recorrendo a doações", diz.

Ele explica que, diariamente, são oferecidos serviços como os de neurologia e radiologia para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. No hospital, existem leitos específicos para receber pacientes com dependências químicas e transtornos mentais. "Esse serviço é muito visto pelas autoridades da saúde e autoridades internacionais", comenta Luís Eugênio sobre as atividades do Sopai.

Já no Nutep, instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), a área de atendimento às crianças que possuem transtornos no desenvolvimento neurológico deve ser expandida. "O grande enfrentamento que a gente tem é a ampliação do número de vagas", destaca o diretor do Nutep, Lucivan Miranda.

Cerca de mil crianças são atendidas pelo Núcleo e recebem acompanhamento para autismo, paralisia cerebral, deficiências como a visual e a auditiva. Os profissionais oferecem serviços de terapia ocupacional, fonoaudiologia, neurologia, ortopedia, por exemplo, aos pacientes encaminhados por postos de saúde ou oriundos de procura espontânea.

Lucivan observa que, a cada ano, há uma procura crescente por atendimento no Núcleo. "É preciso que as famílias carentes tenham lugar para atendimento", conclui o diretor e professor da Faculdade de Medicina da UFC.

Serviço

O Bazar Solidário acontecerá entre os dia 1º e 4 de agosto, das 8h às 17h, e funcionará na Rua Érico Mota, 1295, na Parquelândia. Para a entrada é cobrado o valor simbólico de R$ 5,00.

Como forma de pagamento para adquirir os produtos, serão aceitos cartão de crédito e dinheiro em espécie. Todos os ítens à venda foram fornecidos pela Receita Federal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.