'Aldeia da Praia', no Serviluz, deve ficar pronta até junho de 2015, afirma Salmito Filho
Calçadão terá 1700 metros de extensão e equipamento contará ainda com praça de 27 mil m², chamada 'Jardim da Praia'
O berço da tetracampeã brasileira de surfe, Tita Tavares, a comunidade do Titanzinho, no bairro Serviluz (oficialmente Cais do Porto), deve ganhar um novo equipamento turístico e urbanístico até junho de 2015.
Bairro Serviluz ganhará via paisagística (calçadão) até junho de 2015, segundo Secretaria de Turismo de Fortaleza Foto: Adriano Queiroz
Na manhã desta terça-feira (04), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou ordem de serviço para as obras da "Aldeia da Praia". O projeto já estava previsto pela gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, mas, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio, "foi refeito para atender demandas da própria comunidade".
O custo da obra está orçado em cerca de R$ 104 milhões, dos quais R$ 16 milhões são municipais, e o restante está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), de origem federal. Entre as intervenções, conforme o secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, está prevista "uma espécie de nova Avenida Beira-Mar, com drenagem e pavimentação novas e passeios padronizados".
O secretário anunciou ainda que serão construídas "mil casas novas, em terreno adquirido pela Prefeitura, aqui na comunidade. Além disso, faremos uma praça de 27 mil m², recuperando o farol antigo". O projeto prevê ainda a reforma de outras mil casas e a regularização fundiária de famílias que ainda não têm a posse de suas residências.
Moradores temem remoções, mas apoiam intervenções
Embora veja com bons olhos a requalificação anunciada, o portuário Ribamar Pereira teme pelas remoções previstas durante a construção da chamada via paisagística (calçadão), de cerca de 1700 metros de extensão.
"Moro aqui desde 1981. O temor é porque as pessoas que residem aqui, são nativos mesmo. No meu caso eu não nasci aqui, mas cheguei com 12 anos, por aí. Acho injusto a pessoa sair do seu hábitat para morar onde não conhece, onde será como um visitante. Principalmente, porque aqui tem muito conflito. Mas quem ficar vai desfrutar", avalia.
Pereira acredita, no entanto, que o surfe deve ganhar mais projeção, com as mudanças que o bairro passará. "Eu tenho um sobrinho que mora no Rio de Janeiro hoje, por conta do desempenho dele no esporte. Além do surfe, o melhor aqui é a amizade. A comunidade leva a fama de violenta, mas é como qualquer outro local, tem seus problemas e suas conquistas", defende.
Prefeito promete Vila do Mar 2
Além da assinatura da ordem de serviço para a "Aldeia da Praia", o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio reafirmou que " serão feitas intervenções na Avenida Beira-Mar e na Praia do Futuro, bem como na Barra do Ceará e Sabiaguaba, incluindo a segunda fase do chamado Vila do Mar". Esse último projeto foi inaugurado em dezembro de 2012.
O equipamento segue moldes semelhantes ao próprio "Aldeia" e pretende ligar o Pirambu à Barra do Ceará, sendo previsto desde a gestão do ex-prefeito Lúcio Alcântara, em meados de 2003. A primeira etapa, entregue no fim do ano passado vai de trecho entre a Avenida Dr. Theberge, no Cristo Redentor, e o pólo de lazer da Barra do Ceará.
Reforma em postos de saúde
Voltando a falar especificamente do Serviluz, o gestor municipal prometeu ainda a reforma de quatro postos de saúde no bairro até agosto, além da construção de mais um posto de saúde e duas novas creches a partir do segundo semestre.
"Estamos reformando esses postos para funcionar de 7h às 19h, com pelo menos um médico e uma enfermeira sempre de plantão, a partir do dia 15 de agosto. Todo dia vai ter exame de sangue e o resultado será entregue no próprio posto", comprometeu-se .
Roberto Cláudio disse ainda que "outra novidade será o controle de medicamento também no próprio posto e o monitoramento por câmeras de todas as unidades de saúde do município", a partir do meu próprio gabinete e da Secretaria de Saúde".
O que será a "Aldeia da Praia"
Via paisagística (calçadão), de 1700 metros de extensão, ao longo da praia do Titanzinho /Serviluz, com requalificação de outras 22 vias e recuperação ambiental. O projeto prevê ainda urbanização do Espigaão do Serviluz, praça de 27 mil m², conjunto habitacional de 106 mil m², com mil unidades novas e reforma de outras mil residências.
Ruas que receberão intervenção
Ismael Pordeus, Ponta Mar, Leite Barbosa (Via Paisagística), Flávio Marcílio, São José, São Pedro, São Sebastião, São Francisco, São Raimundo, São Gerardo, Santo Antônio, Santa Rita, Rua do Castro, Rua Monteiro, Caminho do Mar, Murilo Borges, Nezita Pereira, Odalisca, Travessa Nova, Henrique Firmeza, Santo Amaro do Mucuripe, Ozete Filomeno, Titã