Ações da Força Nacional em Caucaia recomeçam hoje (28) e seguem até o fim da apuração de domingo

Localidade da Jurema, com maior concentração de ocorrências no primeiro turno, terá um efetivo maior

Escrito por Redação ,
Legenda: Atuação dos agentes da Força Nacional em Caucaia também se dará durante a madrugada deste domingo (29)
Foto: Divulgação

A atuação da Força Nacional para o segundo turno das eleições no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), recomeça neste sábado (28), às 14h, e segue até amanhã (29), após o término da apuração das urnas. Os agentes estão no município desde o início de novembro, mas hoje reiniciam ações que seguem direto até o fim do domingo. 

Veja também

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o coordenador geral de planejamento e operação da Força Nacional, Tenente Coronel Rodrigo Wilson Melo, informa que a cidade, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, terá 100% do efetivo nas ruas, número superior ao do primeiro turno.

"Anteriormente, estávamos com 80 nacionais e, agora, no segundo turno, conseguimos aumentar para 100", compara. "Durante a madrugada, também manteremos equipes na rua, justamente para inibir qualquer ação criminosa nesse intervalo de tempo".

Segundo ele, a localidade da Jurema deve receber um maior efetivo neste segundo dia de ida às urnas, tendo em que vista que, no primeiro turno, os agentes observaram e receberam relatos sobre pessoas tentando induzir o voto de eleitores nas proximidades dos locais de votação da região.

"Essa é uma prática que não pode ser feita no dia da votação, então estaremos muito atentos quanto a isso. Caso seja identificado algum caso, levaremos para lá dois micro-ônibus da Força Nacional, e as pessoas que forem identificadas nessa prática serão conduzidas para a Polícia Federal. Lá, serão tomadas as providências necessárias de acordo com a atitude realizada", explica.

Ocorrências

As ocorrências atendidas pela Força Nacional estão sendo registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança – Ciops, órgão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).

A portaria autorizada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, André Mendonça, prevê a atuação dos agentes em Caucaia até 1º de dezembro. Neste dia, o efetivo deve se preparar para retornar a Brasília.

Até lá, pede-se prudência por parte da sociedade neste momento decisivo de escolha de representantes. "Se eu puder deixar um recado para a população, enquanto comandante da Força Nacional, é que o eleitor tenha consciência de que, quando ele entra na cabine de votação, lá só tem ele e a sua consciência. A liberdade de escolha dos representantes políticos por meio do voto é o pilar mais forte de sustentação do Estado democrático. O cidadão não pode abrir mão disso jamais, por qualquer que seja a forma - por pressão, terrorismo ou suborno", conclui.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados