75% dos municípios cearenses possuem mais pessoas vacinadas do que casos positivos de Covid-19

47 cidades possuem o dobro ou mais da população vacinada do que diagnósticos positivos da doença

Esta é uma imagem da vacinação em Fortaleza
Legenda: 75% dos municípios cearenses possuem mais pessoas vacinadas do que diagnósticos positivos de Covid-19
Foto: Helene Santos

Dos 184 municípios cearenses, 138 já possuem mais pessoas vacinadas contra a Covid-19 do que casos confirmados da doença, conforme informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Dessas cidades, 47 possuem o dobro ou mais da população vacinada com a primeira dose, em relação ao número de diagnósticos positivos. 

Os números apontam para que o Ceará atinja a "imunidade de rebanho", isto é, quando cerca de 70% de uma população se torna imune a uma doença, reduzindo a propagação do vírus. 

"Isso é muito importante, principalmente quando a gente fala de vacinação, ai sim, a gente fala em imunidade de rebanho. Quando a gente tiver cerca de 70% das pessoas imunizadas, nós vamos ta protegendo e dificultando a infecção dos outros 30%", afirmou a Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida. 

O Estado já vacinou 860.347 cearenses desde o início da campanha, de acordo com o Vacinômetro. Do total, 653.713 receberam a primeira dose e 206.634 tomaram a segunda dose. 

A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas com mais de 18 anos durante a campanha. A plataforma da Saúde Digital, da Sesa, já possui cerca de 1,25 milhão de cearenses cadastrados, de acordo com a secretária executiva. 

"É só assim que a gente vai conseguir barrar a transmissão da Covid junto com o distanciamento social, junto com o uso de máscara, para que a gente possa mais rápido possível retomar a economia no Estado do Ceará", completou. 

O Ceará registra 13.580 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. São 524.428 casos confirmados e 78.248 suspeitos. A taxa de letalidade  é de 2,6.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza