Planeta Terra sofre risco iminente de escassez de água, diz ONU

O Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta-feira (22)

Escrito por Redação ,
Relatório da ONU aponta que Terra pode ter escassez de água
Legenda: Relatório da ONU aponta que Terra pode ter escassez de água
Foto: Unicef

O planeta Terra está com risco iminente de escassez de água, conforme apontado no Relatório das Organizações das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água. Segundo apontado, dois bilhões de pessoas bebem água com falta de recursos e insalubre. 

Metade da humanidade, cerca de 3,6 bilhões de pessoas, vivem sem saneamento básico. “Nós precisamos trabalhar quatro vezes mais rápido para garantir a viabilidade e sustentabilidade, disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos até 2030”, diz relatório. 

Veja também

O levantamento também alerta que a população urbana global pode ter uma escassez de água dobrada até 2050. Em 2016, eram 930 milhões de pessoas sofrendo com a falta de água. O número deve ficar chegar a 2,4 bilhões até 2050.

CONFERÊNCIA DA ONU

A Conferência da Água da ONU, que vai até essa sexta-feira (24) na sede das Nações Unidas, em Nova York, debate questões relacionadas ao aumento de enchentes, secas, rios secos e outras mudanças extremas nos recursos hídricos ligadas à mudança climática.

As discussões também devem explorar como os países podem expandir o acesso à água potável. Contudo, o foco será nas comunidades mais pobres, com o objetivo de melhorar os serviços de saneamento, que permanecem inacessíveis para muitos.

Assuntos Relacionados
Artur Bruno
23 de Fevereiro de 2021
Priscila Resende
21 de Novembro de 2020
Artur Bruno
01 de Setembro de 2020