Itarema registra a maior chuva do ano no Ceará com 212 milímetros

Houve alagamentos nos bairros Centro, Riacho, Lagoa Seca, Gragoê, Farol do Itapajé e Corrégo Grande.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 22:42)
Legenda: Chuva deixou vários bairros de Itarema alagados. A água invadiu residências e comércios.
Foto: VC Repórter

A cidade de Itarema, no Litoral Oeste do Estado, registrou a maior chuva de 2019 no Ceará, entre as 7h de sexta-feira (22) e 7h deste sábado (23).  De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi registrada precipitação de 212 milímetros no Posto Pluviômetro de Itarema. A chuva deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos do município. 

Parcialmente isolados, os moradores de alguns bairros da cidade tiveram dificuldades para sair de suas residências. Houve alagamentos nos bairros Centro, Riacho, Lagoa Seca, Gragoê, Farol do Itapajé e Corrégo Grande.

A travessia de veículos foi impossibilitada durante a enxurrada. Há também registros de alagamentos principalmente, na Zona Rural. "Muitas casas estão alagadas e muitas famílias perderam móveis e tiveram que sair de suas casas", disse um morador da cidade

.

Além de Itarema, também houve fortes precipitações em Acaraú (150,0 mm) e Paracuru (128,00 mm), ambas também no Litoral Oeste.

De acordo com os meteorologistas da Funceme, a atividade convectiva (processo físico de formação de nuvens de chuva) da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentou, cenário que contribuiu para precipitações logo no começo da manhã de sexta-feira (22).

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Itarema, no Litoral Oeste do Estado registrou entre as 7h de sexta-feira (22) e 7h deste sábado (23) a maior chuva de 2019 no Ceará. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi registrada precipitação de 212 milímetros no município. A chuva deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos da cidade. Parcialmente isolados, alguns dos moradores tiveram dificuldades para sair de suas residências. A travessia de veículos foi impossibilitada durante a enxurrada. Há também registros de alagamentos principalmente, na Zona Rural. Acaraú (150,0 mm) e Paracuru (128,00 mm), ambos no Litoral Oeste, também registraram fortes precipitações. (Fotos e vídeos: VC Repórter) #água #chuva #tempestade #alagamento #itarema #Região #DiáriodoNordeste #dn

Uma publicação compartilhada por Diário do Nordeste (@diariodonordeste) em

Maiores chuvas

Neste ano, ocorreu chuva com mais de 200 milímetros nas cidades de Itarema e Quixeramobim. Confira as dez maiores chuvas do ano no Ceará:

  1. Itarema: 212 milímetros
     
  2. Quixeramobim: 206,2 mm
     
  3. Quiterianópolis: 180 mm
    > A cidade de Quiterianópolis, no Sertão Central e Inhamuns, registrou 180 milímetros no dia 16 de fevereiro. Durante o temporal, o volume do Rio Poty Susuarana subiu e bloqueou uma estrada que dá acesso a zona rural. A Barragem Colinas também no município sangrou.
     
  4. Granja: 176 mm
    Granja, na Região Norte do Ceará registrou 176 milímetros no dia 14 de fevereiro no Posto Pluviômetro de Timonha. A chuva deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos do município. 
     
  5. Tabuleiro do Norte: 167,2 mm
    > Também no dia 14 de fevereiro houve fortes precipitações em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.  A Funceme informou que no mesmo período choveu 167,2 milímetros. Moradores registraram vários pontos de alagamentos na cidade. 
     
  6. Santana do Cariri: 160 mm
     
  7. Maracanaú (Posto Museu Teófilo): 139 mm
     
  8. Jaguaruana: 137,4 mm
     
  9. Barroquinha: 137,2 mm
     
  10. Maracanaú (Posto Parque São João): 136,2 mm

Previsão para os próximos dias

Sábado (23): céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões cearenses.

Domingo (24): nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuvas isoladas.

Segunda-feira (25): nebulosidade variável com chuvas isoladas no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

Assuntos Relacionados