Microsoft apagará senhas no Authenticator e mudará tecnologia de login; entenda
Aplicativo de gerenciamento de senhas da empresa está passando por mudanças
Usuários do Microsoft Authenticator devem ficar atentos, pois o aplicativo de gerenciamento de senhas da empresa está passando por mudanças. Visando a migração para uma tecnologia mais segura, a empresa anunciou que as senhas armazenadas na ferramenta deixarão de estar acessíveis a partir de agosto, e todas as não guardadas serão apagadas.
As alterações começaram em junho, quando a plataforma parou de realizar o cadastro ou a importação de novas senhas. E, neste mês, outra novidade: o serviço da Microsoft de preenchimento automático de senhas ou dados de pagamento também foi encerrado.
Na prática, a mudança recente fez o Authenticator parar de armazenar e de preencher automaticamente dados, como senha e informações financeiras, em aplicativos e sites que os usuários acessam pelo celular.
O que acontece com os dados salvos?
Segundo a empresa, como as senhas guardadas até então (mas não o histórico de palavras-passe geradas) estão sincronizadas com a conta Microsoft do usuário, ele pode continuar a acessá-las no navegador Microsoft Edge, assim como a funcionalidade de preenchimento automático.
Para continuar a utilizar as senhas geradas, é necessário armazená-las no histórico do Gerador — disponível no menu de "Configurações ou mais", na seção "Senhas").
Nova tecnologia seria mais segura
Conforme o jornal O Globo, as alterações são motivadas para a migração da Microsoft para a tecnologia passkey, considerada mais segura e moderna que as senhas tradicionais.
O método abandona o acesso tradicional por combinações de letras e de números e adota o formato biométrico, com leitura de impressão digital ou reconhecimento facial, ou ainda por PIN local.
Já usada por empresas como Google e Apple, a tecnologia reduziria o risco de ataques de phishing, invasão por força bruta e vazamento de dados e senhas, segundo o veículo.
Diferentemente das palavras-passe, que podem ser quebradas, os passkey usam uma chave pública e outra privada armazenada localmente para autenticar o usuário.
Veja também
Como ativar os passkeys no Authenticator
A Microsoft anunciou que a transição para os passkeys será um processo intuitivo e descomplicado para os usuários. A gigante da tecnologia visa simplificar a experiência de login, eliminando a necessidade de senhas tradicionais e fortalecendo a segurança com a autenticação sem senha.
Para ativar a tecnologia manualmente, o indivíduo deve:
- Abrir o app Microsoft Authenticator no celular;
- Tocar na conta desejada;
- Selecionar "Configurar passkey";
- Fazer login com suas credenciais atuais;
- Seguir as instruções para cadastrar seu passkey com biometria ou PIN.
Pronto, a próxima vez que o usuário tentar efetuar login, o sistema já sugerirá o uso de passkey.