Avião da Voepass Linhas Aéreas cai em Vinhedo, no Interior de São Paulo

Aeronave transportava 62 pessoas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes

Escrito por Redação ,
Avião Voepass
Legenda: Acidente de avião ocorreu na tarde desta sexta-feira (9)
Foto: AFP

Uma aeronave ATR 72 da Voepass Linhas Aéreas caiu na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no Interior de São Paulo. O voo saiu às 11h46 de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo, com 61 pessoas. Não há sobreviventes

Em nota, a Voepass disse que o voo 2283 transportava 57 passageiros e quatro tripulantes.

"A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local. Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência das famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente", informou a empresa. 

Foto aérea de avião da voepass
Legenda: Acidente aéreo deixou 61 mortos no interior de São Paulo
Foto: AFP

Ainda conforme a companhia, a aeronave PS-VPB, ATR-72 decolou de Cascavel "sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação". 

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local. A FAB acrescentou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão na área do acidente para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Sem alerta de emergência

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), detalhou o voo estava seguindo o esperado até às 13h20. Porém, às 13h21, parou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo. 

A perda do contato radar ocorreu às 13h22, mas não houve uma declaração prévia de emergência. A aeronave também não declarou estar sob condições meteorológicas adversas.

Vídeos registram queda de avião em Vinhedo

Perda de sustentação e mau tempo 

De acordo com o engenheiro aeronáutico e colunista do Diário do Nordeste Igor Pires, a forma como a aeronave caiu deu a entender que ela possivelmente tinha mais sustentação.

Segundo o aeronáutico, é possível que tenha sido um evento de "stall", que é quando se perde o sustento do avião. É preciso, entretanto, de averiguações aprofundadas. 

Pires ainda pontua, com base nos vídeos do acidente, que o mau tempo pode ter sido um fator na tragédia. "Pode-se levar a crer em um evento de formação de gelo nas superfícies aeronáuticas. Importante que se averigue de fato para saber se o mau tempo é algo que foi determinante para o caso", avalia. 

Veja nota da Voepass Linhas Aéreas, na íntegra: 

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

*Matéria em atualização

Assuntos Relacionados