Quatro pessoas retornam à Terra após primeira caminhada espacial privada
Missão Polaris Dawn atingiu a órbita mais alta desde o programa Apollo, que levou o homem à Lua; entenda
Pela primeira vez, quatro civis caminharam pelo espaço. A empreitada, realizada pela empresa SpaceX, foi intitulada Missão Polaris Dawn e terminou neste domingo (15), com o retorno dos quatro tripulantes à Terra – entre eles, o bilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem.
A primeira missão privada que levou civis para caminhar no espaço – sem a presença de astronautas profissionais – atingiu, também, o recorde de órbita mais alta já alcançada desde que a caminhada do homem na Lua, segundo informações do g1.
A viagem durou cinco dias. Os tripulantes partiram do Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida (EUA), na última terça-feira (10), após dois adiamentos por condições meteorológicas desfavoráveis.
Veja também
Na quarta-feira (11), a nave alcançou 1.400 km de distância da superfície terrestre, órbita mais alta atingida por humanos desde o programa Apollo, em 1972.
No terceiro dia de missão, o bilionário Jared Isaacman foi o primeiro a sair da nave para flutuar. “Daqui, a Terra parece um mundo perfeito”, declarou, na ocasião. A engenheira de operações espaciais da SpaceX, Sarah Gills, também flutuou por alguns minutos no mesmo dia.
Além dos dois tripulantes, a nave também levava o piloto Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea norte-americana, e Anna Menon, médica e também engenheira de operações espaciais da SpaceX.
Antes da missão, os passageiros se prepararam por dois anos, com aulas de paraquedismo, pilotagem de aeronaves, voo em gravidade zero e outras técnicas.
O voo de volta para a Terra durou cerca de 40min, e a aeronave pousou às 4h36 (horário de Brasília).