Prefeito italiano é denunciado por usar bandeira do Brasil em protesto contra pedidos de cidadania

Caso ocorreu na prefeitura de Val di Zoldo, onde a bandeira brasileira ficou hasteada por meses

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 11:55)
Bandeia brasileira em prefeitura na Itália
Legenda: Bandeira foi hasteada para protesto contra "sobrecarga" de pedidos de cidadania
Foto: reprodução/redes sociais

O prefeito da cidade italiana de Val di Zoldo, Camillo De Pellegrin, foi denunciado por hastear uma bandeira do Brasil na fachada da prefeitura do local no último mês. A denúncia foi feita pelo brasileiro ítalo-brasileiro Luiz Scarpelli, que apontou o uso do símbolo em um suposto protesto contra uma "sobrecarga" de pedidos de cidadania de brasileiros na região de Vêneto, na Itália.

A bandeira já foi retirada, mas Scarpelli manteve a denúncia, que teria sido apresentada à presidência da República no Brasil, ao Ministério das Relações Exteriores, à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Veja também

Segundo o jornal italiano Il Gazzetino, o prefeito teria utilizado a bandeira para protestar ao se deparar com centenas de processos de inscrição de descendentes brasileiros recém-cidadãos italiano. A opinião do prefeito teria sido de que os pedidos estavam atrapalhando os processos usuais e, consequentemente, "travando" o cartório civil.

"Solicitei uma intervenção por um ato que é moralmente inaceitável. Ele desrespeitou os brasileiros. Para nós, brasileiros, e também para nós, italianos, nossos símbolos são sagrados. Se qualquer brasileiro fizesse isso com a bandeira italiana, eu denunciaria da mesma forma", disse o advogado brasileiro em entrevista ao jornal.

Conforme declaração de Pellegrin, nenhuma notificação foi enviada até o momento. Ainda que a denúncia não tenha sido apresentada ao Ministério Público italiano, Luiz Scarpelli afirma que poderá recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

"Eu sou um dos poucos que denunciaram fraudes escondidas por trás desses processos, ou ainda as agências que fazem promoções de Black Friday oferecendo "descontos" na cidadania", disse o advogado. Em contrapartida, o prefeito diz que tem sofrido ataques constantes de brasileiros por meio das redes sociais e está pronto para denunciá-los.

Pedidos de cidadania 

Inúmeras solicitações brasileiros descendentes de italianos têm sido apresentadas na região. Em Valdastico, por exemplo, há cem procedimentos a cada 1,3 mil habitantes anualmente, enquanto Treviso e Vicenza também dizem ter registrado dezenas de pedidos por semana. 

Cada prefeitura, segundo os jornais locais, tem aproximadamente um mês para encerrar as buscas por descendentes e emitir a documentação solicitada. Entretanto, segundo dizem alguns italianos, esse processo seria bastante dispendioso para funcionários dos cartórios, o que estaria agravando a situação de conflito.

Assuntos Relacionados