Dezenas morrem na Alemanha após fortes chuvas causarem inundações

A Bélgica também registrou tempestade com óbitos. Luxemburgo e Holanda sofreram danos significativos com as precipitações

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Inundação Alemanha
Legenda: A quantidade de vítimas pode aumentar. Na comuna de Schuld as autoridades já contabilizam entre 50 e 60 desaparecidos
Foto: AFP / Ernst Mettlach / Fire Brigades City Of Trier

Tempestades atingiram vários países europeus, nesta quinta-feira (15), principalmente a Alemanha, onde as enchentes provocaram a morte de, pelo menos, 42 pessoas.

Na Bélgica as chuvas intensas provocaram o falecimento de seis indivíduos, Luxemburgo e Holanda também sofreram danos significativos.

A situação é mais preocupante na Região Oeste da Alemanha, onde as chuvas torrenciais encheram rios, arrancaram árvores e inundaram estradas e casas.

Pelo menos 42 mortes, incluindo 15 no distrito de Euskirchen (Renânia-Palatinado), foram registradas até o meio-dia do horário local (cerca de 7h no horário de Brasília), informou a Polícia.

Os socorristas tentam resgatar as vítimas, que, na maioria dos casos, são encontradas se refugiando nos telhados de casas.  As autoridades orientaram que os moradores fiquem em casa e, se possível, "se abriguem nos andares superiores, se necessário".

O Exército alemão enviará 300 soldados para as regiões mais afetadas para participarem das operações de resgate. 

"Estou chocada com esta catástrofe sofrida por tantas pessoas nas zonas inundadas. Minha solidariedade para com as famílias dos mortos e desaparecidos"
Angela Merkel
chanceler da Alemanha, através do porta-voz do governo Steffen Seibert

A quantidade de vítimas pode aumentar. Na comuna de Schuld, ao sul de Bonn, local em que seis casas desabaram ao longo do rio, as autoridades já contabilizam entre 50 e 60 desaparecidos

Em Mayen, as tempestades inundaram as ruas da cidade. "Temos consciência do perigo, mas nunca vimos nada igual. Meu padrasto tem quase 80 anos, é de Mayen e diz que nunca experimentou nada parecido", acrescentou Ortrud Meyer, de 36 anos, ciente de que a cidade está parcialmente construída em uma zona de inundação.

A Polícia orientou aos moradores locais que enviem vídeos e fotos que possam fornecer pistas sobre seus entes queridos desaparecidos.

"Em 2016, já havíamos experimentado inundações extremas, mas essas são, de longe, muito piores."
Uli Walsdorf
subchefe dos bombeiros de Mayen

No estado alemão de Baviera dois bombeiros morreram durante os trabalhos de resgate, enquanto dois homens se afogaram na própria adega inundada e faleceram

Cerca de 135 mil residências estavam sem energia durante a manhã. Devido à falta de eletricidade, as autoridades tiveram que transferir quase 500 pacientes que estava, na clínica de Leverkusen.

Aquecimento global 

"Devemos acelerar as medidas de proteção do clima — em nível europeu, nacional e global", disse Armin Laschet, atual líder da CDU e candidato à sucessão da chanceler Angela Merkel. Ele está à frente dos ambientalistas nas pesquisas.

Moradores das regiões alemãs mais atingidas, Bélgica e Luxemburgo, também são afetados pelo mau tempo. 

Quatro corpos foram encontrados nesta quinta por socorristas que ajudavam as vítimas das enchentes no distrito de Verviers, no leste da Bélgica, segundo o procurador da cidade.

Conforme o canal RTBF, esse balanço eleva para pelo menos seis o número de mortos na Bélgica nestas enchentes ligadas às chuvas torrenciais dos últimos dias.

O Exército foi enviado para quatro das dez províncias do país para participar dos esforços de socorro e, em particular, das inúmeras evacuações de moradores.

"Muitas" casas foram inundadas em todo país, e seus habitantes foram evacuados, segundo as autoridades luxemburguesas.

Na Holanda, a província de Limburgo, que faz fronteira com Alemanha e Bélgica, também registrou danos significativos. Várias estradas, incluindo uma autoestrada muito movimentada, foram fechadas, devido ao risco de inundação.

Assuntos Relacionados