Criadores de Mônica e Mafalda se encontram na Argentina

O quadro de Mauricio de Sousa foi entregue a Quino na inauguração do Centro Cultural Brasil- Argentina que contou com a presença dos dois artistas e do Embaixador do Brasil em Buenos Aires, Everton Vargas

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Foi inaugurado na última terça-feira (21) no Centro Cultural Brasil - Argentina o desenho em homenagem aos 50 anos de Mafalda feito pelo brasileiro Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. Mafalda é um personagem icônico criado pelo argentino Joaquin Salvador Lavado, o Quino. A inauguração contou com a presença dos dois artistas e do Embaixador do Brasil em Buenos Aires, Everton Vargas, que, durante discurso, ressaltou a importância cultural das personagens Mônica e Mafalda para o Brasil e a Argentina.

A personagem Mônica surgiu em março de 1963 e sua turma ainda continua com novas histórias. Já Mafalda nasceu em setembro de 1964 e deixou de ser desenhada em 73. Quino, o criador de Mafalda, acha que a personagem não precisa reaparecer porque os problemas no mundo continuam os mesmos e o que ela teria a dizer já foi dito. "Eu mesmo, olhando as coisas que fiz há tantos anos, percebo que os problemas que me preocupam continuam sendo os mesmos e que eu continuaria dizendo as mesmas coisas que já disse", afirma o desenhista argentino. 

Mauricio de Sousa ainda desenha, mesmo que pouco. Quino não desenha há sete anos por problemas de visão e nas mãos. O criador de Mafalda anda numa cadeira de rodas, evita atos públicos e praticamente não dá entrevistas. Mauricio de Sousa tem 79 anos; o argentino Quino, 82.