Acidente em teleférico na Turquia deixa um morto e outras dez pessoas feridas

Outras 174 pessoas foram resgatadas com sucesso

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Resgate em teleférico na turquia
Legenda: O resgate dos sobreviventes do teleférico na Turquia durou quase 24 horas
Foto: Reprodução/Facebook

Uma operação gigantesca e arriscada conseguiu resgatar neste sábado (13) os últimos passageiros que ficaram presos por 23 horas em um teleférico, que ficou suspenso no ar após a queda de um poste em uma estação balneária na Turquia. Uma pessoa morreu e outros 10 ficaram feridos, segundo o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca.

O acidente ocorreu pouco antes das 17h30 (11h30 no horário de Brasília) de sexta-feira nas alturas da grande localidade costeira de Antalya.

Veja também

Uma das cabines do teleférico Sarisu Tünektepe, atingida pelo pilar, quebrou, e seus passageiros caíram em uma área rochosa.

Okay Memis, diretor da agência pública turca de gestão de desastres (Afad), ressaltou que "este acidente ocorreu devido à quebra de um mecanismo localizado no topo do mastro de um teleférico", possivelmente um parafuso.

Como ocorreu o resgate

Foram resgatadas "com sucesso" outras 174 pessoas, incluindo crianças, após uma "operação muito perigosa", anunciou Memis. 

Segundo as autoridades, foram enviados ao local 10 helicópteros e mais de 600 socorristas.

Ordens de detenção foram emitidas contra 13 pessoas, incluindo funcionários da empresa que opera o teleférico, como parte de uma investigação para determinar as causas do acidente, anunciou o ministro da Justiça turco, Yilmaz Tunç.

"O incidente ocorreu devido à insuficiência e corrosão das fixações nos pontos de conexão das torres de suporte do teleférico", explicou Tunç na rede X, destacando também o mau estado dos sistemas de polias.

Assuntos Relacionados