Vídeo mostra momento da batida entre ônibus e caminhão na Bahia; 12 pessoas morreram

O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (29), na BR-101, em um trecho de Eunápolis, no sul do Estado

Vídeo mostra momento da batida entre ônibus e caminhão que transportava eucalipto na Bahia
Legenda: Nas imagens de câmeras de videomonitoramento do ônibus, é possível ver o veículo ser atingido pela carga de eucaliptos
Foto: Reprodução / Redes sociais

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um caminhão bitrem, que transportava eucaliptos, e um ônibus colidiram, no quilômetro 703 da BR-101, no sul da Bahia. O acidente deixou 12 pessoas mortas e 22 feridas, na noite de quarta-feira (29). As informações são do G1.

Nas imagens de câmeras de videomonitoramento do ônibus, é possível ver o veículo ser atingido pela carga de eucaliptos.

As câmeras eram instaladas na frente e em cima do motorista e dos passageiros. Também há como notar o material se desprendendo do caminhão bitrem e se chocando com o veículo. A situação foi registrada às 19h59.

Na noite de quinta-feira (30), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis havia liberado a maioria dos corpos das vítimas.

Enterros

Os enterros de Ana Aline dos Santos, 25, e das filhas dela, Safira Nascimento, 10, e Samiry Nascimento, 1, que morreram abraçadas, foram realizados na cidade de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia.

Na manhã desta sexta-feira (1º), o motorista de caminhão envolvido na batida se apresentou à Polícia Civil. Ele foi liberado logo após prestar depoimento.

Um dia antes, o advogado dele informou que o condutor fugiu sem prestar socorro às vítimas porque ficou com medo de ser linchado. A defesa detalhou também que não havia sinal de celular no local. A delegacia de Eunápolis investiga o caso.

As imagens gravadas pelas câmeras do ônibus serão analisadas, e a Polícia Civil fará a comparação dos registros com a versão do suspeito. Ainda não há detalhes sobre o depoimento que ele prestou.

Posicionamentos

Em nota, a Rota Transportes, empresa do coletivo, lamentou a morte do motorista e informou que está dando assistência aos passageiros feridos e às famílias dos mortos.

A companhia enviou um Boletim de Acidente de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que afirma que o condutor do caminhão bitrem se envolveu em um acidente parecido, com o mesmo veículo, no dia 20 de maio deste ano.

No documento, a PRF diz que a causa, naquela ocasião, foi velocidade incompatível para a realização da curva.

Também em nota, a empresa mineira Gomes Transportes de Almenara, responsável pelo caminhão que levava a carga de eucaliptos, informou que lamenta profundamente a situação.

A empresa explicou que a batida foi ocasionada por falha mecânica, que as circunstâncias ainda serão apuradas e que está prestando todo apoio necessário às vítimas.