Sistema de saúde da Bahia entrou em 'colapso', diz governador Rui Costa

O político revelou que pacientes chegam a esperar cerca de dois a três dias para conseguir uma vaga nas unidades do Estado

Escrito por Redação ,
Governador da Bahia, Rui Costa
Legenda: Costa afirmou que a espera, acima de 24 horas, para pacientes conseguirem uma vaga de UTI caracteriza o colapso
Foto: divulgação

O número crescente de pacientes com Covid-19 que necessitam de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) levou o sistema de saúde da Bahia a entrar em colapso, segundo afirmou o governador do Estado, Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (17).

"É um colapso. Todas às vezes que você tem um número de pacientes grande na fila, esperando... Na medida que você não consegue regular um paciente que precise de UTI em menos de 24 horas, isso já é um sinal de colapso do sistema", disse o gestor em entrevista à TV Bahia. 

Costa ainda revelou que pacientes chegam a esperar cerca de dois a três dias para conseguir uma vaga nas UTIs do Estado. "A gente leva 42 horas, 72 horas para colocar na UTI quem está precisando, o sistema está em colapso".

Fila de espera

O boletim epidemiológico desta quarta-feira apontou que existem 489 pessoas no Estado aguardando liberação de leitos de UTI adulta para Covid-19. Em relação a leitos de enfermaria, o número de pessoas na fila de espera era de 180.

A taxa de ocupação em leitos de UTIs adulto, até às 7h15 desta quinta-feira (18), na Bahia, é de 86%, já nas enfermarias é de 65%.

Abertura de vagas em UTIs no Estado 

Na terça-feira (16), o governo da Bahia anunciou a abertura de 102 novos leitos para trantar pacientes da Covid-19, sendo 30 deles de UTIs. 

Desse total, 46 leitos foram abertos na capital Salavador e 50 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.

Hospitais que receberam novos leitos

Veja a lista de instituições de saúde que ganharam os novos leitos: 

  • Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova (16)
  • Hospital das Clínicas (30)
  • Hospital Regional Dantas Bião (3)
  • Hospital Estadual da Criança (23)
  • Hospital Geral Clériston Andrade (10)
  • Hospital do Câncer de Caetité (10)
  • Hospital Regional de Guanambi (10)
Assuntos Relacionados