Meias trocadas no Dia da Síndrome de Down: entenda o que significa o gesto

Campanha foi criada como consequência da criação do Dia Internacional da Síndrome de Down

Escrito por Redação ,
meias trocadas amarelas e vermelhas
Legenda: Meias trocadas são usadas como fator para início de discussão importante sobre a síndrome
Foto: Shutterstock

O dia 21 de março é, desde 2011, a data escolhida pela Assembleia Geral da ONU para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. A intenção, aponta o órgão, é aumentar a visibilidade para a causa e estimular a conscientização, resultando na criação de campanhas como a 'Lots of Socks', criada inicialmente nos Estados Unidos e cheia de adesões em diversos países pelo mundo. 

A ideia é mundialmente difundida pela World Down Syndrome Day, página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down. Segundo o site, a intenção é que as pessoas comecem a conversar sobre a Síndrome de Down ao verem as meias coloridas trocadas, iniciando uma conversa sobre o tema a partir disso.

Veja também

Iniciativa no Ceará

No Ceará, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), realizou um amigo secreto de meias com uma equipe multidisciplinar.

Segundo o órgão, a ação tem como objetivo chamar atenção à causa, mas também celebrar as diferenças entre todas as pessoas. Assim, nesta quinta (21), os profissionais que trabalham diretamente com as crianças no Ciadi usarão meias trocadas para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down.  

Além disso, a ação prevê uma blitz de conscientização no entorno da Alece abordando servidores, visitantes e transeuntes para falar sobre a Síndrome de Down. Na tarde desta quinta, o “II Seminário Ciadi - síndrome de Down: essência de puro amor” terá a presença da Associação Fortaleza Down, em uma programação de palestras, rodas e apresentações artísticas.

Dia da Síndrome de Down

Conforme determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), a data instituída em 2011 também visa "relembrar a dignidade inerente, o valor e as contribuições que essas pessoas possuem como promotoras do bem-estar e da diversidade de suas comunidades".

Conforme os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a maior autoridade de saúde norte-americana, a Síndrome de Down também é conhecida como trissomia do cromossomo 21, isso porque os bebês nascem com 46 cromossomos, mas nos casos de diagnóstico da síndrome há uma cópia extra do 21. 

A Síndrome de Down afeta, de maneira diferente, a capacidade de aprendizagem, as características físicas e a saúde das pessoas. Atualmente, três tipos já foram registrados: a trissomia 21, a síndrome por translocação e o mosaicismo. 

Assuntos Relacionados