Medicamento derivado do azeite pode tratar pacientes com câncer de cérebro; entenda

Cientistas descobriram que pessoas com glioblastomas responderam bem ao tratamento no Reino Unido

Escrito por Redação ,
Cientistas descobriram boa resposta ao tratamento com medicamento derivado do azeite
Legenda: Cientistas descobriram boa resposta ao tratamento com medicamento derivado do azeite
Foto: Shutterstock

Um medicamento derivado do ácido oleico, substância encontrada naturalmente no azeite, pode ajudar a tratar tumores cerebrais considerados incuráveis. É o que apontam os estudos conduzidos pelo NHS, o sistema de saúde da Inglaterra. As informações são do jornal britânico The Sun.

Nas pesquisas, os cientistas descobriram boas respostas dos pacientes com glioblastomas, tipo mais comum de tumor cerebral. O tratamento consistia no uso do medicamento chamado ácido idroxioleico ou 2-OHOA, que foi projetado para bloquear o crescimento de células cancerígenas.

Veja também

Responsáveis pelo estudo, a Royal Marsden NHS Foundation Trust e o Institute of Cancer Research cadastraram 54 pacientes com glioblastomas recorrentes e outros tumores avançados. Dos 21 com glioblastoma que receberam o medicamento, cerca de um quarto apresentou êxito. Um deles foi descrito com uma “resposta excepcional”, que durou mais de três anos.

Os resultados foram publicados no British Journal of Cancer. O medicamento passará a ser testado em todo o mundo, com foco em pacientes recém-diagnosticados.

CASOS NO REINO UNIDO

Os glioblastomas são considerados tumores agressivos. A maioria dos pacientes morre de 12 a 15 meses após o diagnóstico. No Reino Unido, existem cerca de 2.500 novos casos todos os anos, de acordo com a Brain Research UK.

Tom Parker morreu vítima de um câncer cerebral em 2022
Legenda: Tom Parker morreu vítima de um câncer cerebral em 2022
Foto: Reprodução/Redes sociais

Esse foi o tipo de câncer no cérebro que vitimou o cantor Tom Parker, membro do grupo The Wanted, em 2022. O artista britânico tinha 33 anos.

 
Assuntos Relacionados